sábado, 30 de março de 2013

Comissão de Estiagem se reunirá próxima semana em Apodi

Foto da Reunião do Fórum da Agricultura Familiar de Apodi
Onde foi Criado a Comissão.

A Comissão de Estiagem, criada em Apodi para discutir os impactos relacionados a Seca 2013, estará se reunindo próxima semana para tratar de medidas emergências de contingência para amenizar os impactos dessa seca. A principal atividade prevista será a elaboração de um plano de ação emergencial.

A comissão é composta por várias organizações sociais de Apodi, dentre elas o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Centro Terra Viva, Coopervida, Seapac, CPT, Fórum da Agricultura Familiar e entre outras, como também a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Agricultura,  Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A comissão já conta com um montante financeiro no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), disponibilizado pela prefeitura de Apodi.

Segundo o prefeito Flaviano Monteiro, o recurso tem prioridade emergencial e imediata, e terá como gestores os membros dessa Comissão que irão  deliberar sobre as demandas que devem ser atendidas em primeira instancia.

Segundo relatos dessa comissão, é provável que o recurso seja destinado a compra de ração animal, visto que é uma das maiores problemáticas enfrentada pelas mais de 17 mil pessoas afetadas por esta estiagem na zona rural do município.

Outras medidas emergenciais também estão sendo somadas a este plano emergencial através do Poder Executivo: 

- Abastecimento de Água potável as famílias através da COMDEC\EXERCITO e da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos;

- Aquisição de uma Máquina Perfuratriz para perfurar poços;

- Aquisição de Dessalinizadores;

- Aquisição de Kits da Tarifa Verde;

- Perfuração e desobstrução de cacimbas e mananciais destinados a bebedouros para os animais;

- Concerto, aquisição de novas bombas e regularização da energia de poços da prefeitura e abastecimento de água nas comunidades rurais do município;






Nenhum comentário: