quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

[OPINIÃO] Polêmica: CARNAVAL x SECA.



Ainda não vou me pronunciar acerca do tema tão polêmico como este, porque ainda não sou conhecedor total dos planos do governo do município de Apodi quanto à festa de momo, quais as possíveis bandas, quais os gastos e quais as programações para esse período, como também não sei quais as politicas publicas necessárias para conviver com a estiagem que provavelmente se estenderá no ano de 2013.

Garanto que minha opinião não é de agrado de muitos, mas este espaço me garante o direito de expô-la, por tanto, pasmem, eu o farei. Acredito na capacidade e no entendimento do nosso professor/prefeito Flaviano Monteiro, que certamente está sofrendo também com as consequências dessa seca, visto que ele é descendente de uma família rural, ali da Santa Rosa. Acredito que o professor Flaviano como também toda sua equipe, que tem trabalhado dia após dia desde que eleito, já tem um plano para enfrentar as dificuldades vindouras, se por acaso as previsões estejam corretas, de que em 2013 será seco. Não será uma questão de fácil resolução, até porque é a primeira a vista, e pelo que sabemos, a prefeitura será entregue praticamente esfacelada, desestruturada e totalmente desorganizada. E o povo, é adepto de um bom festival.

Por um lado a festa de momo é necessária porque movimenta a economia de nossa cidade gera emprego, renda e fortalece o turismo, movimentando e injetando milhões de reais no comercio local tais como hotéis, casas alugadas, bares, restaurantes, feiras, bebidas e comidas típicas e etc. Por outro lado, a agricultura é mais que importante porque é responsável em grande parte pelo nosso PIB, IDH, do abastecimento local do mercado de alimentos, pelo trabalho digno e remunerado e de grande parte da subsistência de nossa população que é de 49,6% rural. É uma situação conflitante, não acha?

Então, não vou me antecipar ainda nesse termo, não vou argumentar ainda, apenas apresentei os fatos, sei que é polêmico, mais prefiro aguardar o desenrolar dos fatos e o desenvolver da administração, que a meu ver, será a melhor em todo RN. O Ministério Publico já se pronunciou quanto a este fato. Bom, de uma coisa eu tenho certeza, eu sou conhecedor da realidade do campo e conhecedor da necessidade da festa de momo, e não deixarei em nenhuma hipótese de expor minha opinião quanto a essa situação, mas o farei na hora oportuna.


9 comentários:

Anônimo disse...

no meu ponto de vista não querem fazer nem o carnaval e estão querendo botar desculpas, pois ja gastarão demais e não querem despesas .

Anônimo disse...

Para mim tem que ter carnaval, principalmente pelo fato de muitas cidades que disputam o público com Apodi talvez não o façam.

Não se pode olhar o carnaval só como uma festa. Tem comerciante que no carnaval ganha mais que no resto do ano inteiro. Esses daew como vão ficar?

A seca é uma realidade, mas não tem nada haver não acontecer o carnaval. Acho que será uma decepção se não tiver carnaval em 2013! Vamos fazer um grande carnaval e trazer gente de fora para Apodi como sempre fizemos!

Anônimo disse...

na minha opiniao,deveria ter carnaval sim..
pois todo movimento festivo vem verbas pra que ele aconteça,não é dessa vez que nao irá vim.
e como mesmo descreveu,todo o comerciante e a cidade tbm lucra muita, e aí sim,com a renda adquirida no municipio com o carnaval,deveria sim investir nas consequencia da seca,pois tbm vem verbas das partes governamentais pra isso....
só não seria a solução acabar com um pra deixar o outro!!!!

Gabriela disse...

Realmente é um assunto polêmico, e que me deixa um pouco triste, porque muitos filhos de Apodi esperam ansiosos pelo Carnaval para alugar a sua casa, vender mais a sua bebida e comida. Mas e o povo da Zona Rural? Será que já paramos para refletir? Eu tenho o meu emprego, ganho meu salário e compro o meu feijão, leite e queijo muito caro e que até o ano passado eu ganhava da minha sogra que é Agricultora, e hoje ela não tem quase nem para o próprio consumo, a sorte dela é o que resta no sitio e a Bolsa Familia que é pouquissima, mas que é uma ajuda. E as familias que já estão pedindo ajuda porque não tem o que dá para seus filhos? Eu sei que se não tiver carnaval não vai solucionar o problema. Vivemos em um mundo egoista, não somos capaz de enchergar nada além do nosso nariz, mas festejar 5 dias de carnaval gastar horrores e simplesmente esquecer do que se passa á alguns Km de distância, já acho um absurdo. Vamos ser MAIS HUMANOS e deixar a vaidade de lado, e agarrar a causa do próximo como se fosse nossa. Vamos viver de verdade, e não de aparencias porque pra mim, curtir um carnaval como de costume e esquecer da familia do meu marido, e de alguns conhecidos é difícil.

Anônimo disse...

Imagine o RJ sem o carnaval, Salvador sem carnaval... Apodi é do mesmo jeito só que em proporções bem menores. Não temos nenhuma outra festa tradicional pública de grande porte: São João, padroeira, todas são pífias. Até cidades menores que Apodi têm festas maiores que as nossas.

Quem leu o que escrevi acima pode até estar vendo apenas com olhos que só quero saber de farra e talz. Mas não, uma festa como essa movimenta muito dinheiro. Sei de exemplos de gente que lucra 4,5 mil reais em um carnaval e no resto do ano nem salário mínimo recebe. Esse povo fica como?

É fácil não gostar e simplesmente dizer: Ah, não era para haver carnaval... E não sei de onde tiraram que não fazer carnaval acaba com a seca. Acho que com a seca e sem o dinheiro do carnaval, aew sim teremos sérios problemas no próximo ano!

Mas sei que Flaviano tem gente sensata ao seu lado que não fariam uma "BURRICE" tremenda que é acabar com a única festa grande que temos!

Anônimo disse...

não venham querer colocar papa na nossa boca,todos sabemos q eles qurem pegar as verbais para repor todo o dinheiro gasto na campanha,isso é papo !!!!

ruberlanio disse...

Deixa eu apimentar as coisas um pouco...rsrs O recurso que provavelmente será gasto pela prefeitura no carnaval deve ser do ministério do turismo (governo federal) certo? se não todo, mas a maior parte. Esse recurso então faz parte do orçamento desse ministério que serão distribuído entre os municípios e estados, e penso que não possa ser destinado para outras finalidades (como para politicas de auxilio/combate a estiagem), assim se não vim para apodi irá para outro canto, e ai apodi perde ou ganha? é apenas uma raciocínio não estou defendendo e nem atacando.

Anônimo disse...

na minha opinião eles não querem fazer para não terem gastos sim nada pode colocar em minha cabeça que pelo menos uma parte desse dinheiro não passe pela prefeitura .

Anônimo disse...

Assim , Eu entendo muito bem essa SECA , Mais durante alguns anos teve muitas secas e nem porisso tiraram as melhores bandas para não gastarem muito dinheiro ,espero que seja um CARNAVAL melhor do que os de Gorete Silveira , se não for , acho que os jovens irão se revoltar contra o novo prefeito de Apodi ( Flaviano Monteiro ) e não irão votar mais nele na próxima campanha .