quarta-feira, 18 de maio de 2011

Edilson do Sindicato chama irrigação da chapada do Apodi de projeto de morte

* Do Blog do Caramurú

Edilson é contra "projeto de morte"
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do município de Apodi, Francisco Edilson Neto, trouxe para a reunião do colegiado territorial uma discussão muito importante. Trata-se do projeto de irrigação de 5 mil hectares da Chapada do Apodi com base no modelo tecnológico desenvolvido no baixo Assu.

Projeto de morte foi o adjetivo que o presidente Edilson deu para caracterizar um investimento de R$ 275.000.000,00 numa tecnologia altamente dependente de agrotóxicos e modelo de retirada de famílias para redistribuição da terra em bases de lotes que serão repassados para profissionais das ciências agrárias, empresários e novos agricultores.

Alternativamente, o sindicalista falou do sucesso atual da agricultura familiar que vem conseguindo elevar o padrão de vida das famílias do campo a partir de atividades agroecológicas que combina diversos tipos de criações animais com policultivos de grãos, frutas e hortaliças. “A Chapada é hoje uma grande produtora de mel e a renda das famílias assegura as três refeições, a compra de eletromésticos, melhorias habitacionais e a aquisição de meios de transportes. Vivemos felizes em paz com a natureza. Isto é sucesso”, concluiu Edilson.

* Imagem www.portalkgb.blogspot.com

6 comentários:

Anônimo disse...

Ele está certo,voces sabem mal que ao agorotoxico traz para saúde, a exemplo de assu apodi poderam ta pertencedo as grandes empresarios que só visam o lucro e nada se importam com a a população

Anônimo disse...

esse sidicalista não sabe o que tá dizendo, não tem conhecimento de causa, é um cara que está se perpetuando nesse cargo e faz todo tipo de manobra pra se manter, o município precisa se desenvolver, este projeto é a maior oportunidade de emprego para os pais de família que estão desempregados sem perspectiva de renda familiar.

Anônimo disse...

Este projeto é o maior desrespeito com os agricultores da chapada, quem defgende não conhece o projeto, todos os que moram na chapda serão expulsos de suas terras, e onde vão morar palahços?, quem esta a favot é porque só pena em dinheiro, e temos que penar na saude de toda população.

Anônimo disse...

PALHAÇO É QUEM VEM COM UMA DEMAGOGIA DESSA, niguem será expulso e sem dinheiro amigo fica difícil, agente tem que se humilhar a políticos pra sobreviver......

Anônimo disse...

tem gente com medo de perde o emprego,quer trabalha nao presizar de politico para se sobreviver dignamente,so presizar de corange e muita forca de votande e deus cuida do resto.

Anônimo disse...

Porque fortalecer o agronegócio, será que meia dúzia de emprego que vai se gerado... é o suficientes para compensar a saída de centenas famílias das suas comunidades?????? não seria melhor que esses 275.bilhões fossem investido na agricultura familiar? não traria mais benefícios para população?.... se falar na quantidade de pessoas que serão contaminadas com agrotóxicos.. percebam uma coisa, no Brasil sempre se insistiu grandes latifundiários,gerando desemprego e criminalidades.. a final... se só tem oportunidades de investimentos e financiamentos os ricos, o que será dos jovens agricultores se estes forem expulso de suas terras????.... terá empregos para todos????? ou ficarão ociosos aumentando a criminalidade nas cidade???? não e pode julgar a primeira informação, pois, são as grandes empresas que dominam a mídia no mundo. uma coisa e certa grandes empresas só visam LUCRO , não se importam com a qualidade de vida da população, tão pouco com seus funcionários.. Parabéns STR pela coragem e pela iniciativa de trazer a tona uma discussão tão importante quanto a extinção do uso de agrotóxicos ..... de que adianta exportar bilhões em produtos para outros países, se No Brasil, existem milhão de pessoas vivendo a baixo da linha da pobreza.... Podemos chamar isso de desenvolvimento????? ou será mais uma maquiagem de nossos governantes........ é esse o modelo desenvolvimento que queremos???
Assina : Alexandre Freitas