terça-feira, 13 de março de 2012

[leia] Jumento vira produto de exportação


Depois do melão, do camarão e do sal, o Rio Grande do Norte pode se tornar uma potência na exportação de jumentos. Há pelo menos oito meses, o Governo do Estado assinou um protocolo de intenções com a China para fornecer os animais que serão usados na indústria de alimentos e cosmético. A pretensão dos chineses é importar 300 mil asnos do Brasil por ano e o RN quer abocanhar ao menos 20% dessa fatia.    

No Nordeste, os asiáticos garantiram a compra dos animais e até chegaram a discutir com políticos locais a criação de uma linha de crédito específica, que levaria o nome de Projegue. Atualmente, os chineses abatem 1,5 milhão de jumentos, de todas as raças, produzidos no próprio país, na Índia e Zâmbia.  

O secretário-adjunto de Agricultura do Rio Grande do Norte, José Simplício Holanda, acredita que a comercialização de jumentos é uma ótima oportunidade para aquecer o mercado nordestino, mas ele alerta que só valerá a pena o comércio se o preço realmente for adequado e compatível com o mercado. "Pode-se tomar por base a arrouba de boi, chegando a 50% do valor atual", sugere. O jumento adequado para o abate, segundo Simplício, tem em média quatro arrobas (60 quilos). 

Nota do Blog: Apesar de achar que a medida poderá vir a ser importante para o controle desses animais, que há muito tempo vem trazendo transtornos principalmente no transito, me vem uma preocupação, será mesmo que essa prática não desencadearia no nordeste uma outra finalidade aos animais?


Há alguns meses tratamos aqui no blog, a questão de alguns mercados públicos do Recife estarem usando carne de cavalo para consumo humano, e ai surge a questão, quem nos garante que essa prática não exista na grande maioria dos mercados ou nos açougues públicos. Fiquemos de olho aberto!! 

Por Jerlandio Moreira

Um comentário:

Cléber disse...

Por que a preocupação em comer carne de jegue? Um dia ainda vão comercializar carne humana, quando extinguirem os pobres dos animais. E vamos combinar, chineses são um bando de mercenários cruéis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!