Me parece que foi divulgado recentemente um estudo em que coloca Apodi como a terceira cidade no quesito desenvolvimento do RN.
Das duas... uma: Ou o estudo estava completamente enganado, ou o restante do estado está 'fê-u-fu-dê-i-di-dê-ó-dó'.
Em que área Apodi está desenvolvida?
Educação?!? Somos uma das cidades que mais projetam universitários para Natal e Mossoró, e andamos longe de ter uma universidade. Recentemente foi divulgado pelo IBGE o índice de analfabetismo, e Apodi não estava entre as 10 menos analfabetas. Presenciamos há bem pouco tempo uma jovem que 'quase perdeu o dedo' num pau-de-arara quando fazia o trajeto casa-escola.
Então, definitivamente não estamos desenvolvidos na educação.
Cultura?!? Não temos teatro, nem tampouco cinema. A Casa de Cultura virou lanchonete. Nossos grupos culturais como Mandacaru, Florescer, Rancho Alegre, entre outros estão à míngua. A Banda de Música, um dos últimos marcos culturais da cidade, vai aos poucos desaparecendo. Nossas maiores festas são o Carnaval e a Vaquejada, se bem que de cultura isso não tem nada.
Cultura também não é nosso forte.
Lazer?!? Vejamos... temos um Calçadão que nunca foi inaugurado, e já teve que passar por várias reformas. Da Barragem de Santa Cruz as últimas notícias é de morte por afogamento, lixo 'tomando de conta' e estradas intransitáveis. Bom mesmo só vamos encontrar os bares: Bar da Tripa, do Tejo, do Cabral, e por aí vai. O melhor lazer que Apodi pode oferecer aos seus jovens é uma boa dose de cachaça.
Então, o lazer não é a nossa praia.
Esporte?!? O que temos de realmente significativo no esporte da nossa cidade? Que projeção Apodi tem no estado quando o assunto é esporte? Tem um Ginásio de Esporte invariavelmente interditado por falta de condições. Um complexo esportivo onde pode praticar de tudo, inclusive se drogar, menos o esporte. A única coisa que eu sei que é proibido fazer naquele local é praticar esporte. Até as traves foram retiradas, com medo dos nossos jovens transgredirem as regras.
No esporte também não somos campeões.
Saúde?!? A Saúde vai bem... obrigado! Mas aquela lá do Pontinho, que vende sorvetes deliciosos, porque a saúde do município... que andava 'mal das pernas', teve que ser encaminhada para Mossoró ou Natal, por falta de médicos, de leitos, de estrutura, de tudo.
Eu, particularmente, fiquei muito feliz quando vi o resultado desse estudo, porque pensava que nossa situação era crítica, mas eu vi que poderia ser beeeeeeeeem pior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário