sexta-feira, 19 de agosto de 2011

[NOSSA TERRA APODI] Neném de Detinho – Amor pelo esporte

 Neném de Detinho

O Nossa Terra Apodi, apresenta hoje aos amigos marmonautas um exemplo de homem solidário de nossa cidade, sabemos que Apodi é rico de pessoas como ele que não mede esforços para ver o sorriso na cara da criançada, falamos hoje de Jailson de Morais (Neném de Detinho), um jovem determinado e ousado que a aproximadamente 15 anos atrás começou o trabalho com crianças e adolescentes, garantindo a eles aulas de esporte.

Neném conta que quando iniciou esse trabalho tinha o objetivo de ajudar a muitas pessoas, incentivando a elas a prática esportiva e também pela necessidade de um espaço em que elas pudessem ficar a vontade livre do mundo das drogas e outras coisas ruins. E até hoje essa atividade de fato vem ajudando a crianças e adolescentes, educando-as e lhes dando o prazer de praticar um esporte que garante uma boa saúde.
Nesses anos de profissão, o apodiense tem passados por muitas dificuldades, principalmente a falta de apoio que muitas vezes até desestimula de continuar com esse trabalho. “Tudo que faço é pelo amor que tenho à esse trabalho, realizo as atividades com minha força de vontade”. Disse o treinador quando perguntávamos sobre o seu trabalho voluntário. Em seguida sorridente ele disse: “Isso me faz feliz, me sinto um infeliz quando não tenho aulas”. Neném realiza treinos todos os dias nos três turnos e atende desde fraudinhas até jovens, numa faixa etária de 5 até 25 anos. Também dar apoio aos jovens de algumas comunidades rurais.

Quando iniciou, Neném treinava um time chamado de JM Futebol Clube, na época era um time bastante conhecido de futebol adulto no município no ano de 1998, hoje o seu trabalho é mais voltado para crianças, adolescentes e jovens, segundo ele são atendidas hoje cerca de 250 pessoas com essas atividades, além de outras na escola onde trabalha (Lindaura Silva). Alguns desses jovens fazem parte do time do município.

Mas como conseguir realizar todo esse trabalho sem apoio financeiro? O treinador não demorou pra responder: “recebemos de alguns atletas uma contribuição de R$ 7,00 que nos ajuda a comprar os equipamentos e pagar a conta de luz da ACDA, local onde realizamos as atividades, outros são doados como uma bola, é com essa ajuda que estamos trabalhando até hoje. E em relação a meu trabalho não sou remunerado pra isso, faço porque tenho vontade”. Conclui.

As atividades são realizadas na ACDA, no Ginásio Poliesportivo e no Campo de Futebol do município, já foram realizadas várias disputas entre equipes, em campeonatos de futsal, nas modalidades masculina e feminina. Já organizou campeonatos com equipes de outras cidades disputando com suas equipes, inclusive está organizando o 6 Copão Regional de Futsal Feminino que contará com equipes das cidades de Mossoró, Caicó, Jardim de Piranhas, Rodolfo Fernandes, Areia Branca, Messias Targino, Assú, Tabuleiro Grande e Uiraúna da Paraíba, além de Apodi. A previsão é que os jogos tenham início no próximo dia 28 no Ginásio Poliesportivo de Apodi. Ainda não tem apoio confirmado para a realização dessa copa, mas segundo ele vai realizar, porque é um compromisso com as equipes, e se ele não conseguir financeiro vai colaborar financeiramente também.

Paramos pra refletir. Será que um trabalho belo como esse não merece apoio? Cadê os nossos representantes políticos? Cadê os comerciantes? Cadê as instituições de trabalho social? Não é justo um homem que além de contribuir com um trabalho voluntário, pagar para realizar atividades que beneficiará jovens atletas do nosso município.

Neném também teve sua colaboração com os estudantes de Apodi, pois foi ele que conseguiu trazer as primeiras carteirinhas estudantis e ainda conseguiu com muita batalha a construção da quadra da Escola Antonio Dantas quando era líder gremista.

No final de nossa conversa o jovem disse que o apoio maior que recebe é de Deus, que lhe dar forças pra continuar esse trabalho. Ainda deixa uma mensagem em relação a realização da Copa de Futsal Feminino: “Com apoio será melhor, mas sem apoio será possível realizar essa atividade”. Finalizou.

Hoje a noite tem jogos no ginásio e o Marmota estarálá pra fazer a cobertura.
Finalizamos o “Nossa Terra Apodi” de hoje, parabenizando Neném de Detinho por esse trabalho tão bonito que vem realizando em nossa cidade, ajudando as crianças, adolescentes e jovens de nossa cidade, o Marmota Apodiense passará a partir de hoje a contribuir com essa atividade fazendo a cobertura desses eventos e apresentando aos internautas seu trabalho. Na oportunidade agradecemos por nos conceder essas informações.

Essa é a idéia do “Nossa terra Apodi”, mostrar a nossa História, o nosso povo e as nossas riquezas que muitas vezes estão no anonimato e que precisamos mostrar.

Até a próxima sexta.

Nenhum comentário: