quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sonic, herói do Mega Drive, completa 20 anos vivendo à sombra de Mario

Sega mudou o visual do Sonic: à esquerda, o estilo clássico e, à direita, o moderno (Foto: Divulgação)

Criado em 1991 para ser o mascote oficial da produtora Sega, Sonic foi criado com o intuito de divulgar o poder do processador do console Mega Drive. Com processadores melhores dos que os apresentados pela concorrência, os gráficos "rodavam" mais rápido, fazendo com que os desenvolvedores criassem um personagem rápido, que corria em alta velocidade para completar as fases. A falta de cuidado com a história do porco-espinho azul e a falta de exploração de seu mundo fez o grande concorrente da Nintendo na década de 1990 viver à sombra de Super Mario.

Criado para competir


Após tentar criar personagens para estrelar o game e rivalizar com o mascote da Nintendo, foi o ouriço azul da ilustração de Naoto Ohshima que foi usada no game, que teve o motor gráfico desenvolvido por Yuji Naka, design de Hirokazu Yasuhara e as músicas, clássicas entre os gamers, por Masato Nakamura. Sonic, inicialmente foi chamado de Mr. Neddlemouse, teve seu primeiro game para o Mega Drive lançado em 1991. Versões para o Master System, console de 8-bit da Sega, e para o portátil Game Gear vieram logo depois.

"'Sonic' foi um lançamento apropriado para a época, primeiro por ter conseguido uma identidade com o público juvenil. O ar descolado do personagem conseguiu conquistar jogadores na época que a geração de jogava na década de 80 deixava de ser criança", explica Kao Cyber Tokio, professor de design de games. "Em paralelo, ela era ágil, ousado e rápido, usava o grande poder de processamento do Mega Drive. Esse conjunto acabou tornando Sonic em um grande ícone".
Fonte: G1
Da Redação do  Marmota

Nenhum comentário: