sábado, 21 de agosto de 2010

"Uma forma diferente de se administrar, por favor!"

Agradecimentos

Foto do Blog toinhofilho


Fiquei muito feliz em ler no blog do meu ex-professor de Química, Toinho, uma postagem referente à indignação que este, tem sentido frente as mais váriadas formas de se administrar um município, garanto que quando iniciei a leitura, juro, não imaginei que o alvo do tiro seria em minhas colocações, até porque entendo que o fato de uma simples postagem, em um mero blog, o Marmota, nao seria motivos o suficiente para uma resposta tão cheia de argumentações profundas.

Mas, como de fato me permite a lei, darei a resposta ao meu ilustre mestre, claro, serei respeitoso assim como ele sempre me ensinou a ser na sala de aula, o farei pelo simples fato de ser portador de um afiado ponto de vista que, quer queira ou não, está e sempre estará explicito em meu Blog, o Marmota que, aliás, o nome já diz, é diferente e único.

Diante mão lhe garanto que o texto será grande, por tanto caro leitor, só prossiga se realmente quiser entender meu ponto de vista.

Quero iniciar meu debate, levando em consideração as colocações iniciais do meu mestre, quando este por vezes limita-se a dar conceitos simplistas das coisas. Ora professor, venhamos e convenhamos que isso não sejas toda a verdade.

Gostaria que o senhor lhe dirigisse essa expressão aos meus amigos que residem no Sitio do Góis, por exemplo, que diariamente têm que se deslocar quase 70 quilômetros em um ônibus que não oferece nenhum tipo de condição humana de transporte, que tem que acordar na madrugada para chegar no horário de aula, e o pior de tudo, muitos deles nem mesmo tem condições de tomar o café da manhã. Dizer que isso é simplesmente, “positivo”, é menosprezar o sentimento de um estudante que lida com esse sofrimento dia após dia, durante os doze anos básicos de vida estudantil.

Gostaria que o senhor dissesse isso também aos familiares daqueles alunos que morreram presos as ferragens daquele ônibus, dissesse, por exemplo, aos familiares da minha amiga e sua aluna Francinária que faleceu naquele acidente... ao seu colega de profissão Antonio Dantas...

Se fosse um transporte digno, tenho certeza que aquele acidente não teria acontecido.

Sei que vossa senhoria deve ter passado por dias piores quando era estudante, é mesmo revoltante... entendo.

Indústrias, empregos... Até que ponto isso é importante na vida de um cidadão que cruza os braços e põe-se a lamentar e ficar contra tudo e contra todos?

“São migalhas”... como diria a cantora Simone...

Tem razão são “migalhas” mesmo. E talvez eu não esteja mesmo acostumado a ver ou entender esse tal “desenvolvimento” que o senhor tanto fala, aliás, sou do Sítio, pobre e agricultor, esse tal “desenvolvimento” não permite que pessoas assim como eu, se quer tenha o direito de falar. Para esse sistema nós somos o lixo da sociedade, que não é digno nem mesmo dessas “migalhas” como o senhor diz. Entendo.

Outro dia o senhor citou as quadras de esportes nas comunidades rurais como sendo também parte dos conceitos dessas “migalhas”. Dessa forma fica difícil de entender o que não seja migalhas.

Jovens ociosos por uma atividade esportiva? Estudantes em paus-de-arara? Drogas? Prostituição?

Para o senhor isso pode até ser “migalhas”, mas para eles representa uma oportunidade, talvez até mesmo o futuro.

Eu sei o significado de uma UFERSA, aliás, eu estive nas caminhadas, fui aos rádios e jornais, até na TV eu fui, recebi ligações de políticos me ameaçando por causa daquela movimentação do ‘Enterro da UFERSA’, mas não me lembro de tê-lo visto em alguns desses momentos, nem o senhor, nem os vários bicudos e bacuraus que se dizem lideranças em Apodi, que se dizem donos de uma mente aberta. E que ainda ousam entrar em meu blog e deixar comentários grosseiros.

Por último quero me dirigir ao fato da postagem que fiz sobre os dois ônibus.

Eu não sou político, nem tenho cargo político. Sou um simples agicultor estudante universitario. Por essa razão não tenho nenhum motivo de ser oposição ao governo de Goreti, não tenho motivos para torcer contra e atirar pedras constantemente. Estou lutando por um Apodi melhor, como sempre fiz no movimento juvenil de nossa cidade, que inclusive comecei lá na Escola Zenilda Gama, quando fui eleito presidente do Grêmio, desde então minha vida tem sido na luta da juventude.

Tenho certeza que já fiz alguma coisa por nossa juventude, muito mais do que criticas ao governo. E pode crer, não irei ser hipócrita.

Quero finalizar meus pensamentos nessa postagem, agradecendo aos meus leitores, que acreditam na imparcialidade deste blog. Quando for hora de criticar eu o farei, mas serei justo quando for hora de reconhecer, doa a quem doer. Se não gostar, é só não acessar o Marmota.

Finalmente termino minhas palavras, com uma frase que tem orientado muito a minha caminhada, uma frase do celebre e ilustre mestre da educação, Paulo Freire:

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”

 

Um forte abraço a todos e todas.


Por Jerlandio Moreira do Marmota Apodiense

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns caro jerlandio, e este professor ou n sei direito o que ele é, só sei que ele seguir o outro prefeito! O porquê n sei, mais criticar tudo é muito fácil, agora, ter atitude é outra coisa; aqui vai uma dica, saia da frente do PC e faça alguma coisa é mais fácil de pois falar.

RomaShow disse...

Muito bem Jerlandio, eu como fiz parte do Grêmio Estudantil Antônio Dantas de Morais da Escola Zenilda Gama.
Vi seu empenho e dedicação para melhorias pra nossa Juventude apodiense.
e vejo que sua dedicação tem gerado frutos e que suas criticas e elogios a Prefeitura de Apodi tem feito com que a prefeitura tem aberto os olhos não só pra nossa Juventude e sim para os mais necessitados.
não tenho cor partidaria e sim uma cabeça aberta pra melhorias de nossa cidade.
se tá bom a gente elogia mas se deixa a desejar criticamos...

Um Abraço Jerlandio

Marmonauta Brasileise mas que é da Terrinha querida APODI-RN.

HOMEM DA CAPA PRETA disse...

É dificil entender, mas é fácil condenar. faço minha as suas palavras caro amigo Jerlandio. Aqui em Apodi pessoas te todos os níveis sociais que criam seus blogs se acham no direito de escrever o que pensa e acham que são superiores no conheciemnto de determinados assuntos. Sou amigo do professor Toinho e acessei poucas vezes o blog dele e confesso que o que lir por lá não condiz com a profissão do mesmo e nem com a sua pessoa, pois é uma pessoa muito realista e calma, fico supreso em saber dessa posição dele em relação a sua postagem sobre os onibus escolares, pois a pouco ele cobrava tbm esse transportes para os seus alunos, e agora vem escrever coisas que vão contra seu pensamento, talvês nosso amigo professor esteja sendo contra os anseios de nossa população, aliás, talvês esteja tocendo para que a prefeita fracasse na sua administração. Pensar assim é burrice, a prefeita é nossa representante maior, ela é prefeita de Apodi, não é minha nem sua, é de todos e precisamos ajudar e contribuir para que nosso Apodi seja cada vez mais forte. Aplaudir quando tiver que aplaudir, criticar quando tiver que criticar, mas de forma construtiva, apontando soluções ajudando-a fazer um Apodi mas justo, assim como vejo vc apontar os problemas de nossas comunidades rurais tornando-se um porta voz daqueles que não tem voz e nem vez.
Parabéns Jerlandio, continue nesse caminho e vc vencerá, estarei aqui a disposição para dar minha opinião, criticar e apontar soluções. Quanto ao professor Toinho acredito que irá colocar os pés no chão e irá contornar exegando seu tropeço nas palavras.


HOMEM DA CAPA PRETA