quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A importância de uma universidade na cidade

Sou estudante da UFERSA de Caraúbas, e pode crer me sinto orgulhoso disso, apesar de ter torcido para que essa realidade tivesse sido em Apodi e mesmo ter sido um dos articuladores do movimento UFERSA em Apodi.

Realmente eu não tinha noção do verdadeiro significado da instalação de uma universidade em um município do porte de Apodi ou Caraúbas. Hoje estou começando a compreender essa dimensão.

Apesar de estar ainda na primeira semana de funcionamento, a UFERSA Caraúbas já tem começado a mostrar um interesse em desenvolver o município, e já iniciou o processo de intervenção nas políticas do município. Nos primeiros dias de aula, o discurso dos professores e também do diretor do campus, girou entorno da cooperação que a UFERSA irá dar no desenvolvimento da cidade de Caraúbas.

E isso já é realidade, veja na postagem transcrita do Blog Caraubas Hot News e também no Site da Universidade:


UFERSA E PREFEITURA DE CARAÚBAS FIRMAM PARCERIA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR

 
A Prefeitura Municipal de Caraúbas e a Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA), firmaram uma importante parceria no tocante a elaboração do Plano Diretor. Os que fazem o Campus da referida instituição educacional e representantes do Poder Público, já trabalham na definição de estratégias que viabilizem o instrumento.

De acordo com informações repassadas pela assessoria do Palácio Jonas Gurgel, na pessoa do jornalista Chico Costa, dados já estão sendo coletados através de um trabalho realizado com o respaldo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
 
Numa reunião que aconteceu recentemente, os professores Dr. Roberto Vieira Pordeus (Diretor da UFERSA/Caraúbas), Dr. César Moura da Silva (Dep. de Ciências Ambientais), Edna Lúcia Rocha, e o vice-prefeito Alcivan Viana, foram abordados alguns pontos relevantes no que diz respeito à organização das informações coletadas.



Por Jerlandio Moreira

Nenhum comentário: