segunda-feira, 30 de agosto de 2010

8º Encontro Nacional da Rede Mova Brasil acontece em Natal-RN


Cerca de 450 delegados participaram do 8º Encontro Nacional da Rede Mova Brasil que foi realizado nos dia 25 á 27 de agosto de 2010. O Evento ocorreu no Hotel Imirá, na Via Costeira em Natal.

A Rede Mova Brasil teve início em 2001, ano em que realizou seu primeiro Encontro. A partir daí, o Movimento tem se constituído como um instrumento de diálogo, de trocas de experiência e ampliação da participação da sociedade civil organizada na construção e execução de políticas públicas e parcerias de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Neste 8º Encontro, o tema proposto foi “Os diferentes conceitos de alfabetização e a perspectiva de continuidade”, onde foram apresentadas diferentes experiências de alfabetização desenvolvidas no país: Brasil Alfabetizado, Yo, sí puedo, Mova-Brasil, Life e o Plano Iberoamericano com objetivo de que os participantes possam se apropriar dos conceitos e impactos produzidos por estas propostas na América Latina.

No Rio Grande do Norte, entre 2004 e 2007, em 31 municípios, foram alfabetizados mais 13 mil pessoas. No biênio 2008-2009 foram 41 municípios participantes, totalizando 200 turmas e 5.403 alfabetizados.

Em 2010, estão em andamento 200 turmas, somando 5.348 alunos. A abertura oficial do encontro foi dia 25, às 9h, com a exposição sobre Educação Popular e Agenda Territorial de EJA. Ainda no dia 25 foram realizados os Círculos de Cultura, com 13 eixos de debate que proporcionaram o aprofundamento do tema central, dialogando com as experiências vivenciadas pelos sujeitos que atuam nos Movas em todo o Brasil.

No dia 26, aconteceu a Conferência sobre os diferentes conceitos de programas de alfabetização. Dentre outras atividades, estavam na programação as exposições de banners e painéis com experiências positivas de EJA e as Noites Culturais como um momento de integração.


Gildevania Santos.

Nenhum comentário: