quarta-feira, 2 de junho de 2010

Nova conta de água da CAERN será emitida na leitura e emissão simultânea


A CAERN adotara novo sistema para coletar leitura de dados do hidrômetro. A partir desta sexta feira (4), alguns bairros da grande Natal já servirão de experiências. Segundo a assessoria de comunicação da empresa, em breve o sistema será implantado em todos os municípios atendidos pelo serviço da companhia. 
                                                                               
No momento em que o leiturista chegar à residência, vai inserir os dados do hidrômetro da residência no computador portátil. A tecnologia permite que os dados do hidrômetro sejam inseridos diretamente no computador. O equipamento alertará se o consumo aumentou exageradamente ou se estava dentro dos padrões esperados.  Caso esteja dentro dos padrões, a conta de água será impressa na mesma hora e entregue ao usuário. Em caso do sistema gerar crítica do cliente sobre aumento exagerado de consumo ou outro problema, o leiturista deixará a informação de que a conta foi retida para averiguação, e após a análise, será enviada pela Caern.  

 A conta de água emitida hoje para todos os municípios atendidos pela Caern traz informações sobre cloro, coliformes fecais, nitratos, PH e turbidez. Os parâmetros básicos analisados na água seguem a portaria 518 do Ministério da Saúde. A turbidez indica a presença de partículas em suspensão na água. O PH indica a acidez ou alcalinidade da água. Coliformes totais indicam a possível contaminação por bactérias provenientes da natureza. A quantidade de cloro presente na água que chega a casa do consumidor também é informada, assim como o valor do nitrato. A nova conta nesta experiência piloto também trará todas estas informações.

DICAS PARA TODOS OS USUÁRIOS DA CAERN

 Alguns usuários, entretanto, não se detêm ao que está escrito na conta de água e podem se prejudicar por não acompanhar os dados emitidos mensalmente. O número do telefone e o endereço da Caern que atende o usuário também vem descrito nas contas. Como houve uma reformulação dos escritórios da Caern, os usuários ainda têm dúvidas aonde se dirigir quando precisar resolver alguma pendência junto à Companhia. Basta checar na conta de água o número que ele deve ligar e o endereço do seu escritório. Na conta também consta a tabela tarifária que vem dividida em classes de consumo seja residencial social, residencial social popular, residencial, comercial, industrial e pública. A tarifa de esgoto convencional é de 70% para todas as categorias, exceto contratos especiais. A tarifa de esgoto condominial é de 35%. Já os consumidores de poço tubular têm a tarifa de esgoto cobrada em 100% a tarifa de água.

Também constam nas contas a matrícula do imóvel, importante para ser apresentada no escritório da Caern, número do hidrômetro, data de leitura anterior e as contas em atraso. A conta possui campo para que o consumidor anote o consumo de seu hidrômetro, a data e vá ao escritório em caso de dúvidas sobre o consumo. Outra dica importante para o usuário, ao efetuar o pagamento, é verificar se a conta pertence realmente ao imóvel. 

O consumidor residencial, como o próprio nome já explica, são para as moradias, de condições normais. É importante ressaltar que enquanto o usuário está construindo sua residência ou condomínio, a classe de consumo é a industrial. Isto porque a categoria em que está enquadrado é da construção civil. Somente com a documentação da prefeitura, com a liberação do habite-se, a classe de consumo passa a ser residencial. E este processo deve ser comunicado à Caern.


Assessoria de Comunicação Social – ACS
Fones: 3232-4161 / 3232-4236 / 8839-8919

Nenhum comentário: