terça-feira, 22 de junho de 2010

Do Blog do Caramuru ao Marmota Apodiense...

PAC 2 prevê máquina motoniveladora e retroescavadeira para municípios com menos de 50.000 habitantes
* Caramurú

Na viagem de 4 dias em Brasília, tive oportunidade de assistir uma exposição das ações do PAC 2 por Janine Mello, Coordenadora da Casa Civil no Programa Territórios da Cidadania. Dentre as ações previstas muito chamou a atenção a iniciativa de distribuição de 1.000 máquinas motoniveladoras e retroescavadeiras para os municípios com menos de 50.000 habitantes, espcialmente aqueles dentro dos territórios da Cidadania.

Realidade semelhante a de Campo Garnde que vive a penúria das estradas rurais danificadas podem ser solucionadas definitivamente com o referido projeto. A adesão começa em julho e vai até agosto. Tratei do assunto com o prefeito Bibi e devemos candidatar Campo Grande.

************************************************

Nota do Marmota:

Nos últimos anos, o Brasil avançou na redução das desigualdades sociais e regionais. Para enfrentar o desafio de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros que vivem nas regiões que mais precisam, especialmente no meio rural, o Governo Federal lançou, em 2008, o Programa Territórios da Cidadania.

O Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.


O municipio de Apodi está incluco neste programa juntamante com mais 16 outros, esses municipios formam o Comitê do Territorio Sertão do Apodi.


Eu sou mobilizador social do PDHC, que é o articulador principal do Território, participei de quase todas as formações, cursos e reuniões promovidos por este territorio.


Mas falando francamente, nesse tempo todo nunca vi se quer alguém representar o poder Executivo do municipio de Apodi nas reuniões do Territorio.


Muitas ações que vem pra o municipio de Apodi, é fruto da representação da sociedade civil que em todas as reuniões do Territorio está presente defendendo as politicas publicas para o municipio.


Mas sempre que algum beneficio vem pra o municipio, o nome é dado ao poder Executivo, a prefeitura, que nunca deu importância as reuniões, nem mesmo quando essas acontecem aqui em Apodi.


É uma barbaridade. Isso me deixa revoltado!


Por Jerlandio Moreira.

Nenhum comentário: