sexta-feira, 7 de maio de 2010

É tão bom, que foi impossivel não copiar.

Algumas vezes aqui no nosso querido Apodi abordamos o medo que os comandantes e chefes de política em geral têm dos blogs mantidos por integrantes da população. É uma coisa incrível e aparentemente inexplicável, mas eu ainda tento entender o por que. Talvez por isso os caras não gostam de mim – sempre procurei saber os porquês das coisas. Para gente desqualificada é difícil lidar com isso.

Esses medos não são exclusividade do meio dos blogueiros। Alguns veículos jornalísticos, com medo de perderem leitores, ou ouvintes também se comportaram assim, gerando forte reação de blogs importantes. Só que no universo político apodiense esse sentimento de repulsa a blogs tem consequências muito mais graves, uma vez que o poder hierárquico-disciplinar se manifesta com muito mais força, além do que muitos “comandantes” acham que temos muito que esconder – querem manter fechada a caixa-preta que acoberta a incompetência, a corrupção e a mamata nas tetas gordas das gestões e dos, digamos assim, colaboradores.

Eu fico aqui me perguntando, sobre os comandantes e chefes da política local que tentam de alguma forma censurar os blogs e as manifestações em público de seus titulares: do que é que esses caras têm medo? Será que um cidadão, falando em público ou mediante um blog, sobre sua vivência nesta cidade cheia de problemas, poderia de alguma forma abalar mais ainda a já tão combalida imagem de alguns “caciques”?

Não seriam, ao contrário, os blogs, belíssimas oportunidades para tentar mostrar o que há de bom nesta terra? Não seria oportuno que as políticos relapsos pegassem as críticas feitas em blogs e, em vez de censurá-los, procurar as soluções para os problemas apontados pelos corajosos blogueiros?

Nem se os blogueiros estivessem completamente mal intencionados, o que não é o caso, eles conseguiriam afundar ainda mais a imagem de Apodi no mar de lama em que ela já se encontra por responsabilidade própria de uma meia dúzia. O fundo do poço já chegou, senhores e senhoras, gestores e gestoras municipais. Não tem mais para onde cavar não.

Quando apontam corrupção nas gestões, os blogueiros estão enganados? Estão mentindo ou contando alguma novidade?

Quem lê blogs percebe com clareza que os autores são pessoas apaixonadas por nossa cidade, em sua maioria, e só revelam mazelas de uma administração desastrosa, incompetência administrativa, com a finalidade de que alguém, do comando, governo, imprensa, justiça, tome atitudes sérias para combater esse mal। Além disso, trazem a temática para o grande público sob um ponto de vista nunca antes explorado: o do próprio blogueiro, ou seja, um ponto de vista pessoal e independente.

Enquanto continuarem se comportando assim, vou manter minhas contribuições externas, com açoite e salmoura, para essa auto-flagelação de culto ao deus da preguiça e da malandragem, pois estão fazendo por merecer।
E digo mais, que ameaças via comentários, ou mensagens subliminares enviadas por babões alienados não me amedrontarão e deixo aberto a toda população policial e judicial de nossa cidade, que qualquer coisa que a mim aconteça, ou a alguém a mim ligado, é responsabilidade de um grupo que não se curva diante de uma imprensa livre, que diz aquilo que a maioria quer falar, mas não tem coragem, e por isso já comuniquei todas estas “ameaças” as autoridades competentes।

Contudo, por outro lado, se quiserem melhorar, um excelente primeiro passo seria ouvir os blogueiros apodienses। Não censurá-los.



Josenias Freitas – Blogueiro.

Nenhum comentário: