sábado, 27 de março de 2010

[Saúde] Apodi cria Comitê de Prevenção e Redução da Mortalidade Materno-Infantil

Secretário Ivanildo Lima

APODI – A Prefeitura do Apodi via Secretarias de Saúde e da Mulher e Igualdade Racial, criou o Comitê de Prevenção e Redução da Mortalidade Materno-Infantil e esta montando um Plano Municipal para Redução da Mortalidade Materno-Infantil.

A solenidade de lançamento do importante programa aconteceu nesse mês de março no auditório da Câmara Dirigente Lojista (CDL/Apodi). O secretario de Saúde, Ivanildo Lima fez a abertura dos trabalhos e falou da grande importância do município dispor do comitê.

Já Alzinete Rocha da II Unidade Regional de Saúde (II URSAP/Mossoró), onde fez uma Exposição dos Objetivos e Importância do Comitê e Informes Gerais pelo enfermeiro Andrew Samuel da Secretaria Municipal de Saúde de Apodi. A reunião contou ainda com a presença de representes de vários setores ligadas ao sistema de saúde municipal, estadual e privado que prestam assistência mateno-infantil do município, além dos membros do Comitê – que foi formado por diversos segmentos e representações.

Na pauta importantes assuntos foram debatidos como a Leitura das Instituições e Membros Correspondentes do Comitê; Importância do Trabalho Intersetorial; Elaboração do Calendário de Reuniões (2ª Quinta Feira de cada Mês); Discussão Acerca da Portaria e Regimento Interno do Comitê de Prevenção e Redução da Mortalidade Materno-Infantil.

Segundo o secretario Ivanildo Lima, os números apresentados em Apodi são reflexos dos esforços do município, na luta pela redução dos óbitos materno-infantis. “Nossa cidade esta trabalhando para dá exemplo de políticas públicas eficazes voltadas à saúde da população e, isso é gratificante, pois sabemos que estamos lutando, com sucesso, para a preservação de vidas”, concluiu Ivanildo Lima.

A redução da mortalidade infantil é um desafio para os serviços de saúde e para a sociedade como um todo. Faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, compromisso assumido pelos países da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual o Brasil é signatário, que tem como meta diminuir os maiores problemas do mundo.

Em 2007, o Ministério da Saúde propôs a realização de uma pesquisa nacional para mapear a distribuição da mortalidade infantil e dos Comitês de Prevenção do Óbito Infantil e Neonatal nos estados e municípios da federação.

No município de Apodi, o Comitê de Prevenção e Redução da Mortalidade Materno-Infantil foi criado em 08 de março data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB) não tem medido esforços para investir em áreas como saúde, educação social.

ASCON - Prefeitura Municipal de Apodi

Nenhum comentário: