quarta-feira, 3 de março de 2010

Estudando o que é "NEPOTISMO" Parte - I

Devido muitos comentarios de muito mal gosto aqui no Mamota, muitos acreditam que o Mamota está contra a nomeação da competente Sociologa Itamara Sena, para a pasta da Secretaria da Mulher, afirmo: estou muito feliz por alguém que tem tamanha capacidade ter sido nemeada para uma pasta de extrema importancia em nosso municipio.

O fato é as várias nomeações de parantes próximos da prefeita para cargos publicos.


Mais então, já que muita gente nos criticaram por causa da suposta ausencia do saber acerca da lei do NEPOTISMO, aqui iniciaremos um estudo minuncioso acerca do tema, e quem sabe possamos abrir algumas mentes, que insistem em permanecerem bloqueadas ainda pela forte atração partidarista.


Nepotismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

Originalmente a palavra aplicava-se exclusivamente ao âmbito das relações do papa com seus parentes (particularmente com o cardeal-sobrinho - (em latim: cardinalis nepos[1]; em italiano: cardinale nipote[2]), mas atualmente é utilizado como sinônimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público. Distingue-se do favoritismo simples, que não implica relações familiares com o favorecido.

Nepotismo ocorre quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção. Alguns biólogos sustentam que o nepotismo pode ser instintivo, uma maneira de seleção familiar. Parentes próximos possuem genes compartilhados e protegê-los seria uma forma de garantir que os genes do próprio indivíduo tenham uma oportunidade a mais de sobreviver. Um grande nepotista foi Napoleão Bonaparte. Em 1809, 3 de seus irmãos eram reis de países ocupados por seu exército.

 
Outro exemplo (menos usual) ocorre quando, alguém é acusado de fazer fama, às custas de algum parente já famoso (especialmente, se for o pai, a mãe, ou algum tio ou avô). Por exemplo: Wanessa Camargo como filha de Zezé Di Camargo, Pedro e Thiago como filhos de Leandro e Leonardo, o KLB como filhos do ex-baixista e atual empresário musical Franco Scornavacca, Preta Gil como filha do cantor e ministro da cultura brasileiro Gilberto Gil, Tony Carreira e o seu filho Mickael, entre outros.

No Brasil, a Carta de Caminha é lembrada como o primeiro caso de tentativa de nepotismo documentada no Brasil. Ao final da carta, Caminha pede ao rei um emprego a um sobrinho, um rapaz competente e cumpridor dos deveres. A palavra "pistolão", muito empregada no Brasil, vem de epístola (carta), devido à carta de apresentação, prática iniciada com a Carta de Caminha.


Em breve voltaremos com essa série.


E lembre-se isso acontece:

POR QUE TUDO PODE EM APODI!

Por Jerlandio Moreira

Nenhum comentário: