quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vereadores protestam contra descaso do Governo Wilma em relação aos desabrigados

Os vereadores Chico de Marinete e Genivan Varela estão solicitando ao Governo do Estado mais agilidade no socorro às vitimas das enchentes registradas no município de Apodi. Eles afirmam que a maioria das famílias atingidas pela enchente em 2008 continua sem receber nenhum tipo de ajuda do Governo.

Segundo informações repassadas ao CORREIO DA TARDE pelos dois vereadores, o cadastro das famílias atingidas ano passado foi feito e entregue ao Governo pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi, mas nenhuma providência no sentido de socorrer as pessoas foi adotada. "O próprio governo fez a solicitação ao sindicato, que não mediu esforços e fez o levantamento e o cadastro de todos os estragos causados pela enchente do ano passado. Mesmo assim, até hoje essa ajuda não chegou. Este ano podemos perceber que 90% da safra de milho já está comprometida, muitos animais já foram levados pelas as águas e mais uma vez o governo se omite em oferecer ajuda às pessoas de nosso município", destacou Genivan.

Para o vereador Chico de Marinete a falta de vontade política do governo vem trazendo sérios prejuízos ao município de Apodi, principalmente para os pequenos produtores da agricultura familiar. "Além de terem perdido a produção em 2008, eles também perderam animais de criação e tiveram suas propriedades destruídas. Mesmo sabendo da possibilidade de acontecer tudo novamente este ano, como realmente vem correndo, não foi tomada sequer uma medida preventiva para evitar novos prejuízos. Se o governo não socorrer as famílias, a região do Vale e da Chapa do Apodi viverá momentos de grandes dificuldades", enfatizou.

Os vereadores afirmaram que os estragos registrados no ano passado poderão ser superados em muito pelo o que está se projetando para este ano. "Muitas áreas que ainda não tinham sido atingidas pelas águas, este ano começaram a alagar desde ontem. Isso que dizer que alguns locais em que o agricultor ainda tinha esperança de colher alguma coisa poderão ser inundados a qualquer momento. Mesmo assim o governo ignora nossa situação", destaca Genivan.

Os vereadores que estiveram visitando veículos de comunicação em Mossoró acompanhados de representantes do Fórum das Entidades Representativas de Apodi deverão formar uma comissão para solicitar ao governo do estado mais agilidade no processo de auxiliar aos desabrigados em Apodi e região.

"Estamos preocupados com a situação da população de Apodi, mas entendemos que a situação também se agrava em outros municípios. É preciso que todos se unam em torno dessa proposta de apoio aos desabrigados em toda região", disse o professor Flaviano Monteiro, que acompanhou os vereadores ao lado de Francisco Valdivino, o Xixico.

Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário: