sexta-feira, 27 de maio de 2011

Notícas dos principais Jornais - GREVES no estado

 [Tribuna do Norte] Governo recebe policiais para negociar fim da greve

O Governo do Estado receberá representantes dos agentes e escrivães da Polícia Civil nesta sexta-feira (27). A audiência, que ocorrerá na Governadoria, às 13h, foi agendada pelo procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto.
A expectativa dos policiais é que a atitude do Ministério Público possa trazer um resultado positivo para a categoria, com o fim da greve. Segundo a presidente do SINPOL, Vilma Marinho, a categoria espera que o Estado possa atender às reivindicações da pauta apresentada.

[O Mossoroense] Técnicos da SET decidem suspender greve após reunião 
Os servidores técnicos da Secretaria de Estado de Tributação (SET) decidiriam suspender o movimento de greve na manhã dessa quinta-feira (26).
A decisão foi estabelecida após reunião com o secretário de Estado da Tributação, José Airton Silva.
Não houve concessão de reajuste, porém eles entenderam a atual situação do governo e que este não é o melhor momento para negociação.
Os servidores filiados ao Sindicato dos Técnicos da Tributação do RN (Sintern) exercem diferentes funções na SET, com atendimento ao contribuinte e lançamentos de dados relativos aos impostos estaduais que chegam nas Unidades Regionais de Tributação, espalhadas pelo Estado.
Eles voltam ao trabalho hoje, dia 27.
O fim da greve é encarado pelo secretário como uma demonstração de bom senso por parte da diretoria do Sintern e dos técnicos da SET. "Eles perceberam que este é o momento de construção de diálogo para definir propostas que beneficiem os servidores do Estado dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal", disse o secretário. José Airton informou que já agendou nova rodada de negociação com os servidores para o dia 7 de junho.

[Gazeta do Oeste] Greves são temas de discurso na Câmara dos Deputados
As greves de servidores públicos no Rio Grande do Norte foram tema de discurso na Câmara Federal ontem pela manhã. A deputada federal Fátima Bezerra levou o assunto ao plenário, destacando a inflexibilidade do Governo do Estado em cumprir acordos celebrados com sindicatos nos últimos anos.
Outro ponto destacado pela parlamentar foi a situação de instabilidade no Estado com a paralisação de serviços públicos essenciais, como a Educação e a Segurança. Já estão em greve os trabalhadores da Educação, a Polícia Civil, o Detran, os servidores das Centrais do Cidadão, entre outros.

Esses movimentos grevistas podem se estender nos próximos dias para outros segmentos como os policiais militares, trabalhadores da Saúde e servidores da administração indireta.
A deputada afirmou que os diversos movimentos têm uma mesma motivação: o descumprimento de acordos celebrados entre os sindicatos dos servidores públicos e o governo estadual.
“Custou caro para os trabalhadores obterem esses avanços, que estão hoje assegurados em lei e que a atual governadora Rosalba Ciarlini resolveu simplesmente desconsiderar. São conquistas históricas que não podem virar pó. Não foi para isso que a população elegeu a atual governadora. Aliás, não eram essas as promessas de campanha e os servidores cobram coerência entre o que foi prometido e o que efetivamente vem sendo praticado pelo governo”, destacou a parlamentar do Rio Grande do Norte.

Ainda no discurso, Fátima disse no plenário que, até o momento, o governo não apresentou alternativas que possam resultar em negociações aceitáveis para os trabalhadores, que querem voltar ao trabalho, mas não podem aceitar que os avanços conquistados se transformem num enorme retrocesso.

Para ela, o que se viu até o momento foi uma postura de ameaças aos servidores, de negativas para a negociação, de ausência de propostas concretas e a responsabilização do governo anterior.
 
“Não há jeito pior para se começar uma gestão que gerou tanta expectativa junto à população potiguar”, pontuou. “Nosso mandato sempre apoiou às mobilizações dos servidores estaduais ao longo dos anos. Fomos parceiros de muitas lutas e sabemos o que significa para cada trabalhador as conquistas obtidas. Por isso, somos solidários e parceiros, das greves atuais por serem justas e legítimas por buscarem o cumprimento de acordos já firmados e que jamais poderiam ser descumpridos. Mais uma vez reitero que greve e conflito se resolvem pela via do diálogo”, afirmou Fátima.
Repercutem nacionalmente as paralisações dos servidores públicos do RN. O programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, por exemplo, veiculou reportagem sobre as paralisações.
Com informações de Luis Juetê

[Jornal de Fato] Rosalba marca audiência com Haddad para tratar da greve dos professores

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) aproveitou a solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), onde aconteceu a assinatura de convênios entre o Governo Federal e Municípios para a construção de quadras e creches e doação de bicicletas, ontem, para tratar da greve dos professores do Rio Grande do Norte.
Rosalba voltou a pedir ao ministro da Educação, Fernando Haddad, a inclusão do Rio Grande do Norte entre os Estados que recebem complementação para o piso nacional de salários do magistério.
"Disse ao ministro que precisamos da ajuda da União para pagar o piso e também reafirmamos a necessidade do Plano de Fortalecimento do Ensino Médio", ressaltou.
Haddad se comprometeu a receber a governadora com a bancada federal. Rosalba já marcou a audiência para a próxima terça-feira, 31, às 11h, no Ministério da Educação. O deputado estadual Dibson Nasser (PSDB) acompanhou a conversa da governadora com o ministro da Educação.

Se preferir, clique no ìcone de cada Jornal para ver a matéria original.
Postado por João Francisco.

Nenhum comentário: