Conversa com a Natureza...

Francisco Jorge dos Santos - Reside no Sitio Baixa Fechada
Os profetas da chuva fazem as previsões a partir de suas experiências como homens do campo e de suas observações sobre a natureza. Entre 25 indicadores no sertão, eles observam os ventos, a lua, as árvores, os animais. Há até quem estude astrologia, observando o posicionamento e regimentos dos astros. Contudo, a arte da profecia da chuva não interessa apenas ao homem simples do campo.
O agricultor Francisco Jorge dos Santos, conhecido por seu Poroca, que reside na comunidade de Baixa Fechada, nos conta um pouco sobre suas experiências para o inverno de 2009.
Embora seja previsto um inverno acima do comum para nossa região, Poroca desconfia dessas previsões, visto que os indicadores naturais não apontam para essa possibilidade.
O agricultor nos fala que a natureza está muito mudada, é cada vez mais difícil prevê as possibilidades de inverno. “O homem está destruindo a natureza companheiro, e a natureza como a mãe de tudo que existe vivo, também está reagindo, por isso que estamos vendo chuvas fora do comum, ventos fortes, raios... é a revolta do criador com a criação” afirma Poroca.
O profeta prevê um inverno favorável, que provavelmente terá suas fortes chuvas no mês de março, o que não tira as possibilidades de pequenas enchentes, mas ele pouco acredita que isso seja possível devido às fortes enchentes do ano passado.
O profeta apela para quarta feira de cinzas, que espera ter chuva para molhar a cinza, o que garante um bom inverno, caso não chova na quarta, há fortes índices de um inverno irregular.
Ai está, de um lado, a meteorologia prevê um inverno fora do comum, de outro o agricultor prevê um inverno normal, com chuvas regulares.
Resta saber quem está correto.
Vale lembrar que tendo ou não um acentuado índice de chuvas, as grandes reservas de água de nosso estado estão com a capacidade máxima, ou seja, estão com uma quantidade de água armazenada superior aos anos anteriores, o que não precisa de um grande inverno para fazer esses reservatórios transbordarem, causando assim enchentes em várias localidades de nosso estado, inclusive aqui em Apodi.
# Por Jerlandio_Marmota #
Nenhum comentário:
Postar um comentário