sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

[leia Apodi em Destaque] DEU NO DORREIO DA TARDE

Prefeitura atrasa reforma de escolas: ano letivo pode ser adiado novamente.

Publicado no Dia 19/02/2009
Fabiano Souza

Gorete alegou atraso no ano letivo em conseqüência da falta de estrutura.


Alunos professores e pais de alunos de Apodi estão apreensivos com a possibilidade do ano letivo no município não ser iniciado dentro do prazo previsto pela prefeita Gorete Pinto (PMDB). O começo das aulas se daria em 4 de março. Com a alegação de que as mais de trinta escolas do município estavam sucateadas, a Secretaria de Educação decidiu adiar o inicio das aulas para o mês de março. Ocorre que o trabalho de recuperação das escolas não vem sendo feito de forma que assegure o inicio dentro do prazo anunciado pela prefeita.


O que analistas comentam na cidade é que todas as atenções e verbas do executivo apodiense estariam voltadas para a realização do carnaval. Faltando apenas dois dias úteis para que se chegue ao prazo previsto para o inicio das aulas, fica praticamente impossível que as atividades tenham início.Informações recebidas pelo CORREIO DA TARDE, através de pessoas legadas à Secretaria Municipal de Educação, dão conta de que dificilmente os responsáveis pelas obras conseguirão sequer realizar a pintura das paredes nas escolas de Apodi.


"Agora não dá mais para a prefeita voltar atrás com outra desculpa, a não ser que se adie novamente o ano letivo. Ao menos um retoque e pinturas devem ser feitos para recuperar as escolas da cidade que, segundo ela, não oferecem condições de receber os alunos e professores", relatou um servidor da rede municipal, que pediu anonimato.


Alguns professores e principalmente os alunos universitários voltaram a criticar a aplicação de mais de um milhão de reais pela prefeitura no Carnaval de Apodi, enquanto a educação continua sem receber atenção.


Além do abandono das escolas municipais, os estudantes reclamam que a prefeitura está se esquivando de pagar cerca de R$ 30 mil mensais pelo transporte universitário.Para eles, o carnaval tem sua importância para o município, mas a exemplo do que já ocorre em outras cidades o evento poderia ser promovido através da iniciativa privada, o que deixaria o poder público livre de gastos como esses.


"Todo esse dinheiro poderia ser investido em educação, saúde e também habitação. Para ser uma idéia a cidade de Apodi possui um déficit habitacional de mais de quatro mil residências", disse um estudante universitário.



Nenhum comentário: