terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A juventude que estão Transformando o Brasil.

O Imagina na Copa é uma força-tarefa para promover uma virada para o Brasil até 2014



“Se as coisas estão desse jeito agora, imagina na Copa!” Quantas vezes você já ouviu essa frase? Ela tem sido repetida tantas vezes, que “imagina na Copa” acabou virando esse bordão que a gente se acostumou a ouvir pelas ruas, nas mesas de bar, nas redes sociais. Se, por um lado, a frase traz um tom de bom-humor para a conversa, por outro, ela reflete um pessimismo verdadeiro sobre se estaremos prontos para receber a Copa do Mundo em 2014.


Nós acreditamos que o Brasil pode sair campeão dessa Copa. E isso vai além do futebol. É a hora de a gente aproveitar esse momento para mudar nosso país pra melhor. Em vez de usar “imagina na Copa” para reclamar do que está errado, vamos usar “imagina na Copa” para nos unir e fazer dar certo!
A partir de hoje, a frase que surgiu para demonstrarmos nosso pessimismo vai ser usada como gatilho para iniciar um movimento de otimismo, para engajar a juventude brasileira a virar o jogo pro país.

Essa virada começa com uma mudança de atitude. Vai da própria inversão de sentido da frase “imagina na Copa” até a virada da nossa própria atitude em relação ao país. Vamos focar menos em “a culpa de quem?” e mais em “a responsa é minha também”!
Optamos por falar com uma geração da qual nós mesmos fazemos parte – com essa juventude que está despertando para a busca de um significado maior para sua atuação no dia a dia, que acredita que pode fazer a diferença, que busca o novo e pede por mudança.
Segundo a pesquisa “O Sonho Brasileiro”, conduzida pela Box 1824:
  • 74% dos jovens brasileiros afirmam “se sentir na obrigação de fazer algo pelo coletivo no seu dia a dia”;

  • 79% concordam em “utilizar parte do seu tempo para ajudar a sociedade”.
É muita gente dizendo que quer fazer sua parte para melhorar a vida das pessoas e o país. Bora?
Conteúdo
Aqui no site, toda semana, vamos postar histórias de jovens que já estão transformando o país para melhor. Essas histórias vão servir de inspiração e vão mostrar que é possível fazer a diferença com os recursos que temos. A ideia aqui também é facilitar que os visitantes do site se conectem aos jovens e às iniciativas que estão sendo divulgadas. Se você conhecer [ou for] um jovem que participa de um projeto bacana, também vai poder indicar pra gente.
Oficinas
Vamos circular as 12 cidades-sede* da Copa com oficinas presenciais para grupos de 20 – 25 jovens. Nosso objetivo é ajudar os jovens a entenderem o tipo de atuação que querem ter e ajudá-los a se organizar para iniciar seus próprios projetos.
Essas oficinas vão combinar teoria e prática, usando conceitos de design para mudança social. Além de ser um momento para compartilhar conhecimento, elas serão fonte de novas ideias e de novas conexões entre os jovens participantes. Serão mais projetos bacanas, mais pessoas impactadas, em mais lugares do Brasil.
*Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador.

Nenhum comentário: