segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sabedoria Popular versos Ciência e Tecnologia

Duas forças em contradição. De um lado a sabedoria popular que garante um inverno normal, de outro a Ciência e a Tecnologia que diz que teremos um inverno abaixo do normal. São duas forças que sem sombra de duvidas merecem nosso respeito, mas que merece também nossas ponderações. 

Conversando com meu avô, um sertanejo sábio a quem tenho maior respeito, ele me disse que pelas experiências populares, haverá sim um bom inverno, pois a natureza nunca mente. As experiências populares trata-se de analisar situações corriqueiras na natureza, tipo, comportamento de alguns animais, torres (espécies de nuvens) no horizonte, em fim, é uma vasta lista de acontecimentos que garante a verdade contida nas “experiências sertanejas”. E em sua totalidade, há poucos comentários de que essas experiências tenham errado. 

Por outro lado, tenho a Ciência e Tecnologia, a qual sou acadêmico universitário, pois pela experiência dos fenômenos naturais, acrescidos de uma boa matemática, certamente há pouquíssima chances de erro nessas previsões. Mais o fato é que nem sempre a ciência tem a verdade absoluta. As verdades absolutas nunca são refutadas, porém, se analisarmos o decorrer da história, nem sempre a ciência acertou nas previsões do tempo, logo é refutável. 

E ai, vem à questão, em qual das duas forças devemos acreditar, são duas forças peculiares e distintas.

Nenhum comentário: