quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

[OPINIÃO] A Seca no Nordeste


"A seca no 
nordeste 
é a pior 
em 40 anos.."



Tenho observado os maios de comunicação em massa deste país e tenho cada vez mais me decepcionado quanto ao quesito de responsabilidade social. Vivemos no nordeste a pior seca em 40 anos, e os meios de comunicação deixam passar por despercebido todo esse sofrimento, e quando o fazem, dobram a realidade para que a xenofobia se acentue cada vez mais. 

A morte de animais é eminente e inevitável, visto que os animais não registem a falta de alimento causado pela ausência de chuvas. Alguns, tidos como de mais condições, sustentam seus animais a preços absurdos, visto também que a ração está custando os olhos da cara. Acredita-se que a situação ainda não está pior, é por causa do bolça família, que tem garantido o alimento na mesa do homem do campo. Mas não creio que isso seja suficiente, o passar do tempo, e acentuada temperatura não deixará que essa situação continue assim. 

Aqui em Apodi a coisa parece estar cada vez pior, a temperatura é extasiante, a sensação térmica aqui é de valores acima do normal, elevadíssimos, a umidade do ar é cada vez menor, e as politicas públicas de convivência com essa situação é mínima, os políticos até agora não realizaram sequer um debate junto ao homem do campo para discutir a real situação. Segundo levantamento da DEFESA CIVIL do município, o prejuízo na zona rural já atingiu mais de 18 mil pessoas, ultrapassando o valor de 10 milhões de reais. 

As previsões é que essa estiagem se estenda cada vez mais em 2013.

Nenhum comentário: