sábado, 8 de dezembro de 2012

Em Apodi Universitários dão mais um passo para a Organização Social, criando o REUNI APODI.




O Município de Apodi é detentor hoje de um potencial adormecido e esquecido pelo governo, pela mídia e pelo próprio povo, falamos do potencial universitário de estudantes de nível técnico e superior, um setor da sociedade que tem muito a contribuir com o desenvolvimento e com o fortalecimento das discussões voltada ao desenvolvimento social.

Por se tratar de um setor detentor de um potencial em formação, a classe universitária pode, em amplos sentidos, ser um agente de desenvolvimento sustentável, pois em sua maioria, essa classe atinge todos os setores da sociedade tais como, saúde, educação, cultura, segurança e entre outros. Mais o que temos percebido, no Brasil, é que tem sido desprezada ou mal explorada, no ponto de vista social e econômico, a possibilidade de esse setor ser um forte parceiro no desvalimento, através de consultorias, assessorias, estágios, programas de prestação de serviço, voluntariado e várias outras formas de contribuição, já que temos jovens em vários estágios de formação.

Pensando nisso, foi criado ontem em Apodi, o REUNI APODI, uma Rede de Universitários e Estudantes de Nível Técnico e Superior, que tem o objetivo de discutir e criar políticas voltadas não somente à classe universitária de Apodi, mas também as várias e várias condições de desenvolvimento social a qual essa juventude está se inserindo através das universidades e/ou dos centros de formação técnica.

Para a jovem universitária do curso de Direito da UNP, Daniela Moreira, a intenção é que essa rede possa contribuir com a transformação social e econômica do município.

somos juventudes com variados anseios distribuídos em vários setores profissionais de formação em variadas universidades do estado, ou seja, somos futuramente os profissionais que discutirão a política, que estarão inseridos no processo de desenvolvimento social e econômico de nosso município, mas somos hoje um potencial adormecido, somos jovens que vivemos um processo de formação fenomenal, atual e mais dinâmico, que podemos a luz de nossa formação acadêmica ou técnica, contribuir hoje e agora com essa transformação social. [...] Chega de estarmos apenas nas fileiras, engrossando a miséria, o êxodo rural, a saída pra outros municípios em busca de emprego... chega de sermos um município exportador de profissionais para outros municípios e outros estados, vamos reconstruir nosso município dá-lo condição de receber nossos conterrâneos formados profissionalmente para exercer suas cidadanias em nossa terra, e nesse processo de reconstrução, nós universitários queremos dar nossa contribuição”, afirmou Daniela Moreira.

O REUNI APODI, está funcionando atualmente no grupo virtual da rede de relacionamento social Facebook, e tem, segundo seus criadores, a intenção de breve levar esse movimento as ruas, torná-lo prático, participativo e democrático.

Para fazer parte do REUNI, basta ser apodiense, universitário ou estudante de nível técnico, mesmo que resida em outros municípios, e solicitar ser membro do grupo no Facebook.

Nenhum comentário: