terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A Seca em Apodi

"Segundo DEFESA CIVIL, 
Seca no Município de Apodi 
já atingiu 18 mil 
pessoas, gerando um 
prejuízo superior
 a 10 milhões de reais "



Entramos em contato com a defesa Civil de Apodi em busca de informações acerca da SECA que atinge o município de Apodi, a maior em 40 anos, e ficamos atônitos com as informações, o prejuízo que atinge o município de Apodi já soma mais de 10 milhões de reais. São vários e vários animais de várias espécies que não resistem ao longo período de estiagem, e morrem sem forças por falta de alimentação. Além do processo de produção agrícola que está completamente comprometido. 

Segundo Marcílio Reginaldo, coordenador da DEFESA CIVIL de Apodi, foi entregue ao governo Estadual e Federal o documento chamado NOPRED e AVANDAN da defesa civil e existe um decreto municipal, estadual e federal amparando o município para qualquer atuação. Além disso, Apodi conta com 07 carros da Operação Pipa atendendo a 9.500 pessoas, o segura safra pagando 8 parcelas aos agricultores que fizeram o seguro e 1.500 famílias de Apodi recebendo 8 parcela do bolsa estiagem e ainda a distribuição de volumoso para os pequenos agricultores. 

Ainda segundo o coordenador, a CONAB fez a venda de milho com preço acessível. Segundo o governo federal, haverá um oferta de mais milho para a região, ainda afirma que estão sendo construídas cisternas de placas em parceria MDS, BB e outros parceiros, e a defesa civil de Apodi requisitou mais 02 carros pipas e mais 300 cisternas para o município. 

Mais mesmo assim a situação se complica cada vez mais, com o prolongamento do período mais animais morrem, mais a escassez de água aumenta e mais famílias buscam o apoio para sobrevivência. 

A zona rural do município de Apodi está um verdadeiro cemitério de animais. E que Deus possa mandar chuva para nosso sertão.

Nenhum comentário: