quarta-feira, 2 de maio de 2012

Movimento de protesto na UFERSA ganha corpo e sairá às ruas

Luto pela democracia UFERSIANA.

O movimento de protesto contra o processo eleitoral da UFERSA, que está sendo realizado pelos estudantes da universidade, tem ganhado cada dia mais adeptos, o número de universitários como também professores vem aumentando cada vez mais o grupo de discussão no facebook já soma mais de 2.000 alunos e professores adeptos da causa.

O motivo pelo qual está sendo organizado esse protesto foi devido o formato da eleição para reitoria da universidade, ocorrida na última sexta-feira, os estudantes criticam fortemente o formato usado na universidade na questão do peso dos votos, a maior revolta é que o voto dos professores é quase três vezes maior que o voto dos alunos: 70% contra 15%, respectivamente.

Segundo informações do Jornal de Fato, o protesto será realizado às 16h da próxima quinta-feira, na reitoria da UFERSA, com o objetivo de demonstrar a indignação perante as eleições. Veja alguns trechos da matéria vinculada pelo jornal.

"O protesto é aberto e pacífico. Contará com a caracterização em preto dos alunos como um sinal de luto pela democracia. Levaremos faixas e apresentaremos um documento com anexos para a gestão. Enviaremos para o Ministério da Educação também", explicou Stefferson Lucas, que esta à frente da mobilização.

Stefferson comentou ainda que a rejeição ao novo reitor na universidade é grande. "A maioria dos alunos julgam-no arrogante. Não investiu na campanha voltada para os alunos. Tem o apoio da atual gestão e do maior departamento da universidade, que lhe deu convicção que seria eleito desde o início. Desta forma, os alunos preferiram os outros dois candidatos, fato esse comprovado pelo percentual de aprovação nos campus Central e Caraúbas, onde obteve 15% e 0% respectivamente", disparou.

O grupo que está se articulando via redes sociais, já tem um grande numero de adeptos ao movimento, o que garante um alto nível de rejeição contra o referido processo. Segundo informações extraoficiais, os universitários do campus de Caraúbas também estão embarcando na luta, e seguirão com um ônibus até Mossoró onde estarão participando do protesto.

Durante essa semana os alunos estarão vestindo PRETO, em forma de protesto.

Veja os dados coletados pelos estudantes, referente as eleições:

De todos os votantes os números são os seguintes:

- PROFESSORES: 347
- TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS: 266
- ALUNOS: 2.933

Veja como ficou a votação para cada candidato:

ARIMATEIA:

- PROF. 48,12%,
- TÉC. ADM. 37,59%,
- ALUNOS 19,02%.

PORDEUS:

- PROF. 21,32%,
- TÉC. ADM. 46,61%,
- ALUNOS 38,08%.

RICARDO:

- PROF. 30,54%,
- TÉC. ADM. 15,78%,
- ALUNOS 42,89%.

Veja como ficaria a votação caso fosse votos paritários  (3.546 VOTANTES)

ARIMATEIA: 23,26%
PORDEUS: 37,08%
RICARDO: 39,65%




Nenhum comentário: