quarta-feira, 14 de março de 2012

[TECNOLOGIA] Teia de aranha poderá ser usada na fabricação de eletrônicos


Pesquisadores da Universidade do Estado de Iowa, nos EUA, fizeram uma descoberta impressionante no mundo animal: teias de aranha poderão ser usadas na fabricação de dispositivos eletrônicos, já que são ótimas condutoras térmicas. Além de ser flexível e forte, a seda produzida pela aranha também é 800 vezes mais eficiente em condução de calor que qualquer outro material orgânico.

O professor de engenharia mecânica e estudante de condutividade térmica, Xinwei Wang, encomendou 8 "aranhas-tecelãs-de-esfera-dourada" para realizar testes sobre a transferência de calor na seda, segundo o Mashable.

Reprodução 
(Wang e sua equipe durante os testes de condutividade térmica) 


Com o experimento, descobriu-se que esse tipo de seda é melhor condutor que materiais comumente usados como silício, alumínio e aço puro. Outra vantagem da teia é que, diferente de outros materiais que perdem calor quando esticados, ela consegue aumentar ainda mais a temperatura.


"É muito supreendente porque a seda da aranha é um material orgânico", diz o professor Wang: "Para materiais orgânicos, a teia é o melhor já encontrado". Ele explica que só há alguns poucos materiais inorgânicos melhores que a teia, como a prata e o diamante, por exemplo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olha o velhinho ai de novo. Mas perai, tô vendo umas personagens ao lado que são difíceis de engolir. Agora virou salada do criôlo doido! Sei não viu! Vamos acbar não tendo em quem vatar.