quinta-feira, 16 de junho de 2011

Governo vai desapropriar áreas no RN para projetos de irrigação

Foram publicados desde segunda-feira, 13, no Diário Oficial da União, os decretos de utilidade pública, para fins de desapropriação, das áreas de interesse referentes aos projetos de irrigação Santa Cruz do Apodi e Mendubim e barragens Bujari e Pedra Branca, no estado do Rio Grande do Norte.

Dessa forma, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) poderá dar prosseguimento às ações programadas com vistas à implantação dos citados empreendimentos, especialmente no tocante ao Perímetro Irrigado Santa Cruz do Apodi, cujo processo licitatório, que visa à seleção de empresa para execução das obras, está em andamento, estando sua conclusão prevista para até o final de junho próximo.

Com o referido decreto, o Dnocs deverá iniciar os procedimentos de desapropriação das terras e benfeitorias titulada a diversos particulares, com aproximadamente 13.850 ha, localizados no município de Apodi.

Apodi
O que parece ser uma redenção para a Chapada do Apodi, transforma-se numa situação de conflito. Trabalhadores familiares ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outras entidades pelejam contra o projeto que, para eles, servirá apenas a grandes empresas da fruticultura como vem acontecendo na própria chapada, na parte do estado do Ceará e no Vale do Açu, no Oeste do RN.

O presidente do Sindicato, Francisco Edilson Neto, tem comandado as discussões em torno das negociações com o governo. Para ele, o sistema de irrigação deve ser distribuído para a agricultura familiar. Os agricultores defendem ainda que, antes de irrigar a Chapada, é preciso irrigar o Vale do Apodi, que há muito possui projetos pequenos de irrigação. Nesse projeto a água chegaria para as famílias por pressão, sem o uso de eletricidade, já que a barragem Santa Cruz fica num nível acima das propriedades do Vale.
 
Fonte: Defato.com
Postagem: João Francisco

Nenhum comentário: