sexta-feira, 20 de maio de 2011

Ministra dos Direitos Humanos participa de audiência pública sobre a Comissão da Verdade

Natal, 20 de maio de 2011.
Assessoria de Comunicação da Deputada

 A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, participou na manhã desta sexta-feira (20) de audiência pública na Assembléia Legislativa sobre a Comissão da Verdade. Em Natal para cumprir agenda político-administrativa a convite da deputada federal Fátima Bezerra, a ministra participou dos debates sobre a criação da Comissão que deverá esclarecer casos de tortura, desaparecimento e de morte durante a ditadura militar. “Isso será o aprofundamento da democracia, significa que nós temos memória. Além disso, temos a oportunidade de lembrar o nosso passado para não deixarmos isso acontecer nunca mais”, disse a ministra. “A Comissão da Verdade não é só um projeto de governo, é da democracia”.

Para a deputada federal Fátima Bezerra, uma das contribuições da bancada federal do Rio Grande do Norte para a criação da Comissão da Verdade é votar favorável ao projeto de lei. “Não podemos continuar convivendo com a realidade de termos, ainda hoje, desaparecidos da ditadura. Essas famílias precisam saber o paradeiro dos corpos de seus parentes, elas e todos nós temos direito de saber a verdade, de saber o que de fato ocorreu nos porões da ditadura naqueles anos de chumbo, quando vivíamos num regime de exceção”, destacou a parlamentar.

Proposta pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT), a audiência teve a participação da deputada federal Fátima Bezerra, do senador Garibaldi Filho, do presidente da Associação de Anistiados do RN, Mery Medeiros, do coordenador do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, Roberto Monte, do promotor Fernando Vasconcelos, representeirando o Ministério Público, do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN, José Maria Bezerra, de Marcos Dionísio e Águida Dias Martins, do Conselho Estadual de Direitos Humanos, e do padre Vicente Laurindo, representando a Arquidiocese.


Por Jerlandio Moreira

Nenhum comentário: