segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fórum Municipal de Juventude de Apodi inicia jornada de discussão de elaboração do projeto Acampamento de Ferias 2011.


O Fórum de Juventude de Apodi deu inicio a dinâmica de elaboração do Projeto intitulado de “Acampamento de Férias”, em sua segunda edição, pois a primeira experiência do projeto aconteceu em fevereiro desse ano, que reuniu cerca de 30 jovens na comunidade de Santa Cruz.

A estratégia do FMJ é fazer um projeto participativo, onde todos os jovens das varias regiões que compõe nosso município (Vale, Pedra, Chapada e Areia) possam contribuir e participar do processo sugerindo e sendo parte da temática discutida.

O projeto

O objetivo do projeto é proporcionar uma oportunidade de convivência e sobrevivência em grupo, unindo de forma estratégica, a capacidade individual de cada acampado aos beneficio de se viver em grupos, despertando assim o sentimento de liderança contido em cada ser humano. Por isso, o foco principal do projeto é a formação de lideranças jovens para atuarem nas discussões pertinentes a juventude e a sociedade apodiense como um todo.

A vivência pela liderança (em grupo) acompanha a criança, o adolescente e até mesmo o jovem em seu desenvolvimento como uma manifestação espontânea, assumindo feições e funções diversas, sem perder jamais o caráter de interação e de promoção de equilíbrio entre ele e o meio social. Essa atividade evolui do jogo espontâneo para o jogo de regras, do individual para o coletivo. Ao participar de atividades sociais como o Acampamento, o individuo tem a oportunidade de se desenvolver dentro de um determinado grupo social de maneira responsável, legitimando os seus direitos dentro desse contexto, estabelecendo relações entre o individual e o coletivo, aprendendo a ouvir, a acolher e a ordenar opiniões, respeitando as diferentes manifestações, com a finalidade de organizar a expressão de um grupo.

Pensando assim foi que elaboramos a proposta inicial do Acampamento, que agora terá seu amadurecimento através da contribuição da própria juventude. As atividades de convivência no Acampamento será baseando nos livros e pesquisas dos vários estudiosos e professores de renome que pesquisam a temática de aprendizagem em convivência.

“Apesar de a mente humana ser de indescritível esplendor, ela adquire conflitos com facilidade: complexo de inferioridade, timidez, fobias (medos), depressão, obsessão, pânico, doenças psicossomáticas, rigidez, perfeccionismo, insegurança, preocupação excessiva com o futuro e com a imagem social” (AUGUSTO CURY). 


Dessa forma, buscaremos de forma simples confrontar todos esses elementos, oferecendo ferramentas de autocontrole e de aprendizado.

A proposta é realizar o Acampamento no mês de julho de 2011, período das férias escolares.



Por equipe de Comunicaçao do FMJ

Nenhum comentário: