sexta-feira, 18 de março de 2011

Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA

 

Fiquei sabendo agora pouco de que provalvelmente o Projeto Dom Helder Câmara estrá voltando as suas atividades normais a partir da próxima semana.

Segundo fomos informados, tudo dependia da ação do Ministro do MDA, que ontem deu parecer positivo para a continuidade do Projeto, que agora está em processo de contratação das ONGs parceiras de apoio aos projetos.

O Projeto Dom Helder Camara investe, sobretudo, no Protagonismo por Excelência, o que significa construir e exercitar cidadania. O compromisso do Projeto Dom Helder Camara é o de ensinar e de aprender, fazendo. Aprender a construir pluralidade na diversidade. Romper com a verticalização do planejamento e do monitoramento, estimulando a participação ativa, o trabalho com tranqüilidade e qualidade, investindo na complementaridade e no desenvolvimento da autonomia dos sujeitos.

Na última quarta-feira, o Fórum das Associações Rurais de Apodi e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, realizou um rico debate sobre a questão da Assistência Tecnica Permanente para os pequenos agricultores, que tiveram seus projetos prejudicados com a falta de acompanhamento sistematico do Técnico.

Hoje finalmente tivemos a boa notícia de que os projetos terão continuidade e que será garantida o acomanhamento técnico as comunidades e assentamentos de ação do PDHC.

Uma luta árdua do STTR e das ONGs é pela expanção do projeto para outras comunidades e assentamento, e também a utilização de Políticas Públicas para áreas que não tem ação do PDHC.

Por Jerlandio Moreira

Nenhum comentário: