Caro amigo anônimo, quero antes de tudo lhe agradecer pela visita ao Marmota, e pelo seu comentário, os comentários servem para nos guiar em nossas postagens.
Quanto ao fato de eu ter produzido uma postagem do Vale do Apodi, quero lhe dizer que o município não se resume somente a isso não, muito pelo contrario, essa região é apenas uma das quatro que formam nosso grandioso Apodi.
Nosso município é composta de quatro grandes regiões, com características e culturas peculiares a cada região.
Veja
O Vale
O vale do Apodi é uma região rica em mananciais e fontes de água, pois nessa região está localizado o Rio Apodi/Mossoró, o Rio Umari e o Riacho do Umari. É onde está concentrada a maior produção de arroz do município e também responsável pela maior produção de fruteiras que abastece o mercado local. Nossa maior dificuldade é quando tem as grandes cheias, pois em nossa região cortada por dois grandes rios, e alias cortada por três grandes rios violentos que causam inundações deixando famílias desabrigadas. Os três rios que falo é, o Rio Apodi, o Rio Mossoró (divido em dois braços) e o rio do Umari. Também temos como ponto fraco nossos terrenos por serem de várzea são de pouca produção e quase sempre estão alagados.
Chapada
A região da chapada do Apodi, é uma das áreas mais ricas de nosso município, é onde está localizado o solo mais fértil do mundo, onde está localizada a maior parte de nossa flora natural (Caatinga), região essa que também é rica em produção de mel e produtos derivados do caprino. É uma região muito extensa, porém de riquezas tão diversa quanto à cultura de seus habitantes. É a região onde estão localizados os projetos de assentamento de nosso município. Mais é também uma região castigada pela falta de água, pra se ter uma idéia, há locais na chapa que só conseguimos achar água no solo numa profundidade de quase 500 metros.
Essa região é caracterizada também pela extração de minerais, o que tem seus pontos negativos e positivos. Nessa região também está localizado o parque arqueológico, que recebe turistas do mundo inteiro.
O grande ponto fraco dessa região é a ausência de políticas municipais de apoio as famílias, a falta de estradas, pois como o solo é rico em minerais e nutrientes, o solo encharca com facilidade tornando o deslocamento das famílias quase que impossível.
Mas isso tudo está sendo fortemente ameaçada pela concretização do projeto de Irrigação da Chapada, que irá distribuir um canal que abastecerá essa região com água da Barragem de Santa Cruz, que provavelmente não será destinado ao pequeno agricultor, que hoje faz dessa região a mais produtora de mel e produtos caprinos, de hortaliças e frutas adaptadas a região uma verdadeira diversidade produtiva. Se caso esse projeto venha a se concretizar, passaremos a ver nossos amigos agricultores trabalhando do alugado, produzindo para as grandes multinacionais, igual ao vale do Açu, e não veremos mais a diversidade de culturas, e sim a monocultura em grande escala.
A Região da Areia
A região da areia tem suas potencialidades focadas no homem do campo, forte e trabalhador. É uma região que também tem suas riquezas particulares, produtora de frutas e amêndoas de castanha de caju, de uma agricultura focada nas estações do ano. Essa região é rica também em produção de mel e artesanato. As famílias também vivem da pesca, através da Lagoa do Apodi.
Hoje a maior dificuldade dessa região é a ausência do Poder publico do município e a crescente poluição da Lagoa.
A Região da Pedra
A região da pedra é a região onde está localizado o maior manancial do município a Barragem de Santa Cruz. Uma região caracterizada pelas pedras e de uma característica vegetação.
A região é castigada pela falta de água, apesar de viver as margens da Barragem que irá abastecer toda região oeste. A ausência de políticas publicas é o que mais preocupa os moradores dessa região.
Um fato que marcou essa região foi à inauguração da Barragem, onde nenhum dos moradores da comunidade foi permitido se aproximar do evento.
.
Bom amigo é isso, conheço cada região porque visitei cada recanto desse município, mas só me restringi a falar de minha região, por ter mais facilidade de ir averiguar os fatos. E também, o Vale do Apodi não se restringe apenas a essas pequenas problemáticas, existem problemas maiores e riquezas maiores. Em breve estaremos tratando aqui.
Espero ter respondido a sua duvida.
Atenciosamente Jerlândio Moreira.
Um comentário:
Solução TEM, basta querer e AGIR!
Um dos temas que mais “bombou” na mídia regional, neste início de ano, foi a “suposta” municipalização do hospital Hélio Morais Marinho. É nas adversidades que podemos superar obstáculos. Sugiro algumas medidas simples, que, se adotadas e aperfeiçoadas, poderiam se tornar soluções para problemas crônicos da nossa sociedade:
• Consórcio entre as cidades de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Caraúbas, entre outras, com a participação do Estado e da União, para ampliação e modernização de um hospital que viesse atender estes municípios;
• Bolsa de estudos para habitantes destes municípios cursarem Medicina (através de concurso), em que os contemplados assinariam um termo de compromisso que, por terem todas as despesas do curso custeadas, durante um determinado tempo ficariam à disposição da cidade, com honorários reduzidos, contribuindo para a renovação de bolsas, e evitando a escassez desses profissionais. Poderia, inclusive, com um bom número de vagas, nos anos iniciais, trazer um núcleo de uma faculdade de medicina.
Prof. ROBERLAND QUEIROZ – Alô Educação
ps. "PERMITIDO POSTAR"
Postar um comentário