segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A educação vem do berço "criança também participa"

É importante que a criança participe do planejamento econômico familiar. De acordo com a especialista, os pequenos devem ser convidados a participar do processo de escolha do material escolar, ajudando a comparar preços, qualidade e adequação do produto. Esse tipo de atitude pode contribuir para que os pequenos entendam o propósito da sustentabilidade. "Os filhos devem compreender que nem sempre aquilo que tem mais apelo comercial será o melhor material de apoio para seu aprendizado. Entendendo e participando do processo de escolha a criança ficará muito mais motivada", aposta.



No entanto, é preciso observar que cada faixa etária possui um nível de envolvimento diferente e adequado. Crianças de cinco ou seis anos ainda não têm capacidade de entender os gastos da família e os rendimentos mensais dos pais. Mas um adolescente pode participar mais efetivamente do orçamento familiar, inclusive fazendo sugestões de uso do dinheiro. "Talvez os conceitos mais importantes para a compreensão da sustentabilidade por uma criança sejam os de necessidade e simplicidade. As coisas mais importantes e prazerosas da vida são simples e não custam muito dinheiro. Se todos na família se empenharem nesse sentido, teremos as necessidades básicas sendo supridas para todos de forma equilibrada".



Para a naturóloga, entender a necessidade da economia de recursos naturais é tão necessário quanto aprender a respeitar os mais velhos ou a dizer "por favor" e "obrigado". A especialista acredita que uma criança com consciência ecológica se tornará um adulto mais maduro, mais preparado e mais necessário para a sociedade e o mercado de trabalho. "A ecologia é uma parte importante da educação das crianças e dos jovens de hoje. Por isso, é importante que a escola e os pais trabalhem em parceria, sempre visando o melhor para o aproveitamento dos alunos. É importante lembrar que o principal objetivo do material escolar é apoiar às tarefas pedagógicas, de aprendizagem e de rotina diária. É papel da escola explicar os reais critérios de escolha dos materiais e dos pais sugerir ações que simplifiquem e economizem o processo".

Fonte: Equipe Personare



Nota do Marmota: Quando vamos ter uma educação deste modelo aqui em Apodi, podia começar na Escola modelo "CRECHE (Instituição de assistência social que abriga, durante o dia, criancinhas cujas mães são necessitadas ou trabalham fora do lar). Que a prefeita prometeu na sua gestão, mas nao passa de um sonho que vamos demorar a ver a se concretizar na nosso querido e esquecido cidade.

Postado por: Marciano_Marmota

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