quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

[LEIA] Saiu em Todo Estado...

Apodi - O final do ano começa com uma notícia nada agradável para pelo menos 100 funcionários comissionados da Prefeitura de Apodi. A prefeita Goreti Silveira Pinto (PMDB) editou um decreto no qual demite, de uma só vez, todos os secretários, assessores, coordenadores, diretores de escolas, detentores de cargos comissionados na estrutura da administração municipal apodiense. No total, mais de 100 servidores foram dispensados pela gestora, que também suspendeu as viagens, ajudas de custo e as licenças-prêmio dos funcionários. As medidas foram explicadas como "necessárias para economizar dinheiro para o pagamento do mês de dezembro dos efetivos e o 13° salário, pagamento de fornecedores e cumprimento do que dita a Lei de Responsabilidade Fiscal".

A própria Goreti admite que as providências adotadas foram drásticas, mas atribui o aperto financeiro à queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)।

A notícia foi um prato cheio para a oposição. O presidente da Câmara, João Evangelista, disse que já esperava as demissões desde o início do ano. Ele contou que o contador da Prefeitura, Francisco Assis Brito, já vinha explicando à Câmara que o limite prudencial estava sendo excedido. "Não tinha dúvida que isso ia acontecer. Conheço as contas do Município e via que estavam excedendo o limite", disse Evangelista, afirmando ainda que percebeu um aumento da folha a partir do mês de abril deste ano. "Isso era mais uma prova dos gastos exacerbados."

O presidente da Câmara disse que vem conversando com alguns dos demitidos que estão desolados। "Essas medidas afetam a administração, mas sobretudo a vida dessas pessoas. A prefeita deveria ter preparado os funcionários para antes de anunciar as demissões", completou.

O suplente de deputado estadual professor Flaviano Monteiro, principal nome da oposição no município, disse que essas demissões são resultado da falta planejamento de gestão। "A Prefeitura não enfrentou nenhum problema crônico até agora, o que mostra que se trata de uma administração semelhante às outras; não há nada de diferencial", criticou Flaviano, lembrando que esse é o pior momento para demitir pessoas, quando todos estão se preparando para o Natal e Réveillon.

O Município de Apodi emprega 990 funcionários efetivos, além de 160 detentores de cargos comissionados.

Jornal De Fato - Caderno Estado

4 comentários:

HOMEM DA CAPA PRETA disse...

Falta de coerência e respeito a prefeita e aos cargos comissionados o que o nobre vereador e supremo presidente da Câmara MUnicpal de Apodi declarou em suas palavras. sem saber de nada afirmou que foi a prefeita desonesta nÀO TER AVISADO AOS FUCIONÁRIOS. Engano é o dele pois a prefeita fez reunião com todos através dos secretários e afirmou o que aconteceria se o FPM continuassem a cair. Isso chama-se Gerência, controle, melhor tomar decisòes e continuar com o seu nome limpo do que ficar mantendo aparências como se nada tivesse acontecido. Só pessoas de idole acima da Vossa Senhoria para tomar decisões precisas como essas, é dificil ? é mas tem que ser feito para não cortar ou atrazar o ganho dauqeles que já ganham pouco. como fez o nosso vice prefeito quando atrasou os saláriso dos servidores por tres meses e o décimo, é por isso que a mulher dele não admite as coisa que Goreti Faz, pois são feitas com honestidades, com sinceridade, falando na cara das pessoas e não por traz. Nosso presidente da Câmara devia era se orgulhar de sermos umas das poucas cidades do estado onde a ordem e as contas estão em dias. A poucos meses estavam todos aplaudindo o prefeito de Ceara Mirim por demitir todos os cargos comisionados e hoje repudiam a nossa prefeita, querendo tirar proveito eleitorais para a próxima campanha, Queria só avisar ao nobre presidente que ele cuide em limpar o nome dele na justiça pois na próxima eleição ele precisa de uma ficha limpa.

Anônimo disse...

parabens homem da capa preta,vc é um genio...

Anônimo disse...

Esse homem que se cognomina de "capa preta" bem que poderia se informar sobre a pitoresca figura da política nacional (Tenório Cavalcante) que marcou época pela postura de político sério e irreverência. Era bem diferente desse nosso "capa preta" caipira que a única coisa que sabe fazer é bajular a Prefeita,a troco de nada.

Homem da Capa Preta disse...

Para sua crítica eu respondo com outra caro anônimo: Não sou político sou um cidadão coerente que fica indignado com certos caras de paus que vão para os jornais e rádios esfacelar as pessoas sérias desse nosso município se passando por pessoas de ética superior aos demais e na frente da prefeita ficam fazendo charme como se nada tivessem dito.

Porém peço a vossa senhoria que procure ver as coisas como elas são e não pelos olhos dos outros. principalmente a dos vereadors e ação