sexta-feira, 12 de novembro de 2010

“NOVEMBRO” me lembra das árduas lutas dos apodienses para salvar nossa lagoa

Essa semana deveria esta sendo  mais uma semana da lagoa do Apodi, de uns tempos para cá sempre foi assim no mês de Novembro. A semana da Lagoa é um movimento que teve inicio lá pelo ano de 2003, quando a sociedade civil organizada criou força com o fórum de entidades e viu a situação de nossa lagoa, com isso foi às ruas em prol do saneamento básico. Uma bela luta iniciava ali.

Semana da lagoa: Novembro de 2003


Situação da lagoa em 2003


Sociedade civil organizada foi as ruas em prol do nosso saneamento.

 
Semana da lagoa: Novembro de 2004


O movimento em prol da salvação da lagoa do Apodi ganhou mais força no ano de 2004. Naquele ano o povo não se contentou apenas em ir às ruas. 


O fórum de entidades trouxe a ACDA os políticos de diversas tendências para conseguir o compromisso dos mesmos para sanear nossa cidade. 

Uma caravana de apodienses foi até a assembleia legislativa para pressionar os deputados para olhar pela situação da nossa lagoa. O fato é que a sociedade civil organizada conseguiu recursos para sanear 35% de nossa cidade, isso evitaria que esgotos de nossa cidade paracem de desaguar na lagoa.

O saneamento que nunca acabou



Depois de tantas lutas o nosso saneamento teve inicio no governo Wilma de Faria. Parte de nossa cidade foi revirada, canos foram enterrados, parecia que finalmente íamos conseguir salvar a lagoa do Apodi dos esgotos. Só que o saneamento parou. 




Depois recomeçou e parou de novo recentemente.


E parece-me que o sonho de sanear nossa lagoa esta literalmente enterrado junto com o saneamento que parou em definitivo.



Semana da lagoa: Novembro de 2009




Em 2009 o movimento foi mais fraco que nos outros anos, porem o povo não deixou de comparecer.


A lagoa hoje
 

A situação de um dos maiores patrimônio naturais de Apodi todos vocês vêm todo dia quando vão ao nosso calçadão.

A sociedade civil organizada sempre fez sua parte. Sempre que convocado o povo foi às ruas e participou dos movimentos. Na verdade o que sempre faltou foi vontade política daqueles que nos administram. Dar a impressão como essa luta foi idealizada pela sociedade civil organizada, os administradores de nossa cidade nunca encararam essa luta com bons olhos, em especial a gestão que ai está.

Não sei se terei o prazer de não ver algum dia, os esgotos de nossa cidade desaguando dentro de nossa bela lagoa. Cada ano que passa vejo a luz que havia em cada ponto de partida se apagando e levando junto, minhas esperanças de ver nossa lagoa saneada.

Vou pelo menos tirar um monte de fotos para que um dia meus netos saibam que tivemos uma lagoa com vida.

Fonte: Blog do Prof. Toinho
Por Jerlandio Moreira

Um comentário:

emerson medeiros disse...

http://trapiaapodi.blogspot.com/