terça-feira, 30 de novembro de 2010

Apodi comemora o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher





O enfrentamento à violência contra a mulher é um dos principais eixos que compõem o plano de políticas para Mulheres do município de Apodi adotado pela Prefeitura Municipal via Secretaria da Mulher e da igualdade Racial comandada pela jovem, Itamara Isis Sena.

No dia (25) de novembro, data em que se comemora o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, as intenções do plano ganharam o auditório da Casa da Cultura Popular de Apodi. Durante a data histórica, foi realizada uma palestra com o tem principal “Lei Maria da Penha, com a professora Fátima Nobre, delegado da cidade, bacharel, Claiton Pinho e o comandante da 3ª Companhia de Policia Militar de Apodi, capitão, Inácio Brilhante, que abordaram vários assuntos relacionados à violência domestica e agressão contra a mulher. Os policiais tiveram a oportunidade de mostrar os índices de ocorrência registrada pela Policia Militar e Civil do município e o que foi feito para combater à violência domestica e agressões contra mulheres.

Para o delegado Claiton Pinho o aumento do número de denúncias de violência doméstica ou familiar deixa nítida a credibilidade da sociedade na Lei 11.340/06, alcunhada de Lei Maria da Pena, pois, na realidade, a violência sempre existiu, mas as vítimas não se encorajavam em denunciar. "A coragem das vítimas aumenta a cada dia e trabalhamos duro para que cada vez mais as mulheres denunciem seus agressores." Concluiu o delegado.  

A professora Fátima Nobre, é considerada filha adotiva de Apodi, onde já fora vereadora e desenvolveu excelente trabalho social junto à comunidade. Fátima fora vitima nos anos 70 de tentativa de homicídio, praticado na época pelo seu próprio esposo. Fátima hoje vive em cadeira de rodas, na palestra ela falou do seu sofrimento, das conquistas e da satisfação de poder esta participando de um evento tão importante, mas não se esqueceu de incentivar as mulheres a defenderem seus direitos.  

O evento, organizado pela Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial, contou com a participação de dezenas de mulheres apodienses que estavam representando vários segmentos da sociedade.

A prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB), presidente da Câmara Municipal, vereador João Evangelista (PR), secretários e assessores da municipalidade prestigiaram o importante evento que lotou as dependências da Casa da Cultura Popular Escritor Walter de Brito Guerra.

O município de Apodi é um dos poucos do Rio Grande do Norte a dispor de uma Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial. Em todo o território potiguar existem apenas 16 secretarias.  A Prefeitura através da equipe de profissionais da Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial tem é signatária do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

O 25 de novembro é o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher foi instituído em 1981 durante o I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em Bogotá, na Colômbia. A data foi designada em memória a três irmãs ativistas políticas: Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal. Elas foram brutalmente assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo, na República Dominicana. A importante data tem o reconhecimento da Organização das Nações Unidas-ONU, existe desde 1999. A mobilização para comemorá-la ocorre em todo o mundo, em forma de protesto aos crimes contra as mulheres e também com as reivindicações para a garantia da igualdade de gênero em nossa sociedade.

A violência contra as mulheres se manifesta de formas explícitas, no triste caso de agressões físicas, e sutis como controle econômico, controle de sociabilidade, menosprezo moral, desqualificação intelectual e desrespeito à dignidade feminina. Dessa preocupação surgiu a Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, criada em 1991 por movimentos de mulheres e feministas vinculados ao Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Women’s Global Leadership) e, atualmente, é realizada em 159 países. Dia 25 de novembro comemora-se o dia internacional da Não Violência contra as mulheres.

DELEGACIA DA MULHER – A prefeita, Goreti Silveira Pinto, vem defendendo junto a Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte, a criação de uma Delegacia Especializada em Defesa da Mulher em Apodi.

Nenhum comentário: