quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DENOCS Veio a Apodi, finalmente...




Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18 uma longa reunião na Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Soledade uma reunião entre vários agricultores da Chapada e uma equipe do DENOCS, que enfim deu as caras e atendeu o apelo dos ansiosos e apreensivos moradores da Chapada.

Estiveram presentes representando o DENOCS Augusto Tostes, coordenador do projeto básico, Keyla Margareth e Anterson Barbosa, da comissão de cadastro, ainda José Alan Kardeck, José Wilson e Maria Silene da comissão de tabela de preços, além dos projetistas da HYDROS, Ulisses e Ruan, que expuseram o projeto.

Representações de vários Assentamentos da Chapada do Apodi, o presidente do STTR Edilson Neto, do Sindicato Rural, Evandir, da CPT Luis Carlos, além de várias outras entidades.

A maioria dos que usaram da palavra fizeram duras criticas a força usada pelo órgão pra fazer o serviço de topografia entrando a força em algumas propriedades, alertando para os malefícios do projeto a produção do mel, a questão ambiental, e a soberania e história das famílias, na terra।

Edilson Neto disse que o DENOCS foi incoerente entrando nas propriedades sem autorização dos proprietários, que o STTR tem provas junto aos agricultores que este modelo que o órgão quer implantar é errado, e que a palavra de ordem nesse momento é resistir, relutar contra o modelo a ser implantado que beneficia grandes empresários.

O que ficou de fato da reunião para diversos agricultores com os quais conversei, foram muitas duvidas, e em alguns a certeza de que este modelo a ser implantado só prejudicará os pequenos, que são de fato os donos da terra.





Fonte: Josenias Freitas.

Nenhum comentário: