Convênio que garante obras de esgotamento
sanitário do San Vale será assinado amanhã (9)
Por Flamínio de Oliveira/ACS Caern
O ministro do Turismo, Luiz Barretto e o governador Iberê Ferreira de Souza assinam nesta quarta-feira (9), em Natal, o convênio para as obras de esgotamento sanitário do San Vale, em solenidade que será realizada às 11h, no Centro de Convenções, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vem ao Estado cumprir agenda administrativa. Também assinam o documento, o secretário Estadual do Turismo, Múcio Sá, e o presidente da Caern, Sérgio Pinheiro. A obra vai custar R$ 20 milhões, com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
Segundo o diretor-presidente da Caern, Sérgio Pinheiro, a empresa concluiu e encaminhou em tempo hábil todos os documentos exigidos pelo Ministério do Turismo para assinatura do convênio. Entre eles, o projeto do sistema de esgotamento sanitário do San Vale e os estudos socioeconômicos e de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) da obra.
A empresa vai iniciar a licitação logo após a assinatura do convênio. Serão necessários entre 90 e 120 dias para conclusão do processo licitatório e 18 meses para conclusão da obra. O projeto de esgotamento sanitário prevê a construção da rede coletora com extensão de 37 quilômetros e 3.654 ligações, beneficiando uma população de 6 mil pessoas. Também está prevista a construção de seis Estações Elevatórias de Esgoto e um coletor tronco. Os esgotos coletados serão enviados para a Estação de Tratamento Secundário de Esgotos de Ponta Negra, tendo como destino final o Emissário Submarino da Barreira do Inferno.
As obras de esgotamento sanitário do San Vale são prioritárias para Natal porque naquela área estão localizados oito poços de abastecimento que produzem 1.500 metros cúbicos por hora de água.
Em todo o Estado, o investimento governamental em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário soma mais de R$ 1 bilhão. O montante é o maior já investido pelo Governo do Rio Grande do Norte em obras de saneamento básico e será suficiente para dobrar a área saneada tanto da capital quanto do interior. Até o final de 2010, com as obras em andamento, Natal terá sua cobertura de saneamento ampliada de 33% para mais de 60% e o interior de 20% para 44%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário