terça-feira, 4 de maio de 2010

Territorio Sertão do Apodi - Projeto Dom Helder Câmara


Está acontecendo neste mês, no Projeto Dom Helder Câmara do Território Sertão do Apodi, uma Auditoria com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário/FIDA, que é o principal agente financiador das ações do projeto, a fim de definir os passos do projeto para o possível novo acordo de 2011 a 2016. A auditoria tem por finalidade analisar as ações desenvolvidas pelo PDHC nos vários territórios espalhados no Brasil.

O Projeto Dom Helder Câmara é um acordo de empréstimo entre o Governo Brasileiro/Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrário/FIDA. É uma experiência exitosa, porque além de desenvolver ações estruturantes para fortalecer a Reforma Agrária e a Agricultura Familiar no semi-árido nordestino, investe efetivamente na articulação e organização dos espaços de participação social.

Neste sentido, os agricultores(as) familiares e os (as) assentados (as) da reforma agrária, através dos Comitês Territoriais e do Comitê Gestor, discutem suas necessidades, opinam sobre as possibilidades e definem ações prioritárias que possam alterar, significativamente, o rumo de suas vidas. As ações complementares de educação, saúde, capacitação, produção, comercialização, serviços financeiros, gênero e etnia, desenvolvidas pelo Projeto são fundamentais, pois os homens e mulheres do campo são profundos conhecedores dos problemas que lhes afetam secularmente.

O Projeto Dom Helder Câmara investe, sobretudo, no Protagonismo por Excelência, o que significa construir e exercitar cidadania. A riqueza desse processo e suas conseqüências só o tempo poderá afirmar, porque as questões sociais não são matemáticas.

O resultado dessa auditoria deverá sair ainda este ano, o que certamente definirá os rumos do projeto para 2011.

Com informações do portal do PDHC,
Jerlandio Moreira para o Mamrota Apodiense.

Nenhum comentário: