quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Brasil foi alvo de críticas e supostos elogios nos principais meios de comunicação do mundo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva advertiu nesta quarta-feira (19) para um retrocesso na questão nuclear iraniana se o Conselho de Segurança da ONU não tiver disposição para negociar a respeito depois do acordo tripartite de segunda-feira sobre o enriquecimento de urânio.

"Agora depende do Conselho de Segurança da ONU sentar com disposição de negociar, porque se eles se sentarem sem querer negociar, tudo vai voltar atrás", afirmou Lula durante uma conferência sobre a economia brasileira em Madri.

O presidente fez estas declarações um dia depois que uma resolução, promovida pelos Estados Unidos, foi submetida ao Conselho de Segurança com a previsão de reforço às sanções contra o Irã, apesar do plano turco-brasileiro apresentado na segunda-feira para permitir o enriquecimento de urânio iraniano no exterior.

O Brasil recusou-se a discutir o esboço de uma resolução com novas sanções. Diplomatas das potências acreditam que a resolução deve ser votada no começo do próximo mês. O esboço deve passar por revisões ao longo das próximas semanas.


Fonte: G1

Nenhum comentário: