terça-feira, 18 de maio de 2010

Eleições 2010

A corrida eleitoral já está a todo vapor no estado do Rio Grande do Norte, como em todo o Brasil, apesar de ainda não ter iniciado oficialmente. Aqui em Apodi, as calorosas discussões remetem a preferência por um filho da região, para representação na Assembleia Legislativa, e as escolhas é o que não faltam, pois dois nomes já se consolidaram, o do Professor Flaviano Monteiro e do jovem Celiton Giordano, ainda que também surgem Kelps e Gilberto Olinto, este ultimo ainda com algumas dúvidas.

No cenário estadual, ai é que a coisa está complicado, mesmo com a pesquisa favoravel a Rosalba Ciarlini, há quem diga que Carlos Eduardo poderá empatar ou mesmo ultrapassar os 49% acumulados pela pre-candidata.

A nivel Nacional, as águas caminham turvas para os tucanos, que perdem gradativamente a posição para a ex-ministra do presidente Lula, Dilma Russef,  que nas últimas pesquisas tem se saído na frente do Tucano José Serra. Mais a questão está também nos vários nomes à concorrência a presidência da Republica, são mais 9 pre-candidatos, além dos conhecidos José Serra, Dilma Russef e Marina Elena, o que soma 12 nomes, um fato inusitado na história da politica brasileira.

Vamos aguardar até o dia 5 de julho, que é o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o requerimento de registro de candidatos que vão concorrer à Presidência da República

Listamos abaixo os pré-candidatos já declarados. Se confirmados, serão 12 os concorrentes à Presidência.

  • Américo de Souza (PSL)

Bacharel em direito, ciências econômicas, administração, ciências contábeis e pós-graduado em engenharia administrativo-econômica. É ex-deputado federal e ex-senador pelo Maranhão. Em 2006, foi candidato a vice-presidente.

  • Dilma Rousseff (PT)

É natural de Belo Horizonte. Formada em Economia, foi secretária estadual de Minas, Energia e Comunicação no Rio Grande do Sul. No governo Lula, foi ministra de Minas e Energia e depois ministra-chefe da Casa Civil.

  • Ivan Pinheiro (PCB)

Advogado, é secretário geral do PCB. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Já se candidatou a deputado federal e a vereador. Também já disputou a Prefeitura do Rio de Janeiro. 
  • José Maria Eymael (PSDC)

Nasceu em Porto Alegre, é formado em direito, com especialização na área tributária, e em filosofia pela PUC-RS. Há mais de 30 anos atua como empresário nas áreas marketing e comunicação. Ex-deputado federal, já disputou a Presidência duas vezes.
  • José Serra (PSDB)
Ex-governador de São Paulo, já foi deputado federal, senador e ministro da Saúde e do Planejamento. Tem formação superior em Economia, concluída no Chile, e em Engenharia, pela Universidade de São Paulo.

  • Levy Fidélix (PRTB)
Atuou como apresentador de TV, diretor de criação em agências de publicidade e professor. Foi um dos fundadores do PL e  esteve no PTR. Já disputou eleições para presidente da República, prefeito de SP, governador, vereador e deputado federal.
  • Marina Silva (PV)
Nasceu no Acre, onde formou-se em história. Foi vereadora em Rio Branco, deputada estadual e senadora. Atuou no governo Lula como ministra do Meio Ambiente, de 2003 a maio de 2008. Participou da fundação do PT, do qual se desfiliou em 2009.
  • Mário de Oliveira (PTdoB)
Nasceu em Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. É graduado em engenharia mecânica pela Unesp, bacharel em Direito pela PUC-SP e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP.

  • Oscar Silva (PHS)

Maranhense, vive atualmente em Brasília. É advogado e secretário geral nacional do PHS. Entrou para a política no PMDB. Está filiado há cinco anos ao PHS. Já disputou duas eleições para deputado.

  • Plínio Sampaio (Psol)
Promotor público aposentado, é mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA). Tem atuação junto à Igreja Católica. É presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária.

  •  Rui Pimenta (PCO)
Formado em jornalismo, participou da fundação do PT, com atuação em SP e no ABC. Na década de 80, atuou no sindicalismo. Após ajudar a fundar o PCO em 1996, foi candidato a vereador, a deputado federal e a prefeito de São Paulo.


  • Zé Maria (PSTU)
Metalúgico, participou dos movimentos sindicais no ABC na década de 1970. Foi um dos fundadores do PT, do qual saiu nos anos 90. É um dos fundadores e atual presidente nacional do PSTU. Integra a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).

É isso ai, as discussões estão calorosas, mais falar a verdade é preciso, não será por falta de opção que o brasileiro irá votar em branco.


Por Jerlandio Moreira

OBS: As informações sobre cada pre-candidato foram coletadas do site G1.

Nenhum comentário: