sexta-feira, 28 de maio de 2010

CIENCIA - Maxo é tudo igual, ou não?

Antílope simula perigo e engana parceiras para conseguir sexo


Durante o período de acasalamento, antílopes da espécie topi tentam evitar que as fêmeas deixem seu território ao fingir que existe um predador por perto, segundo estudo que vai sair na edição de julho do “The American Naturalist”.

Quando uma fêmea parece estar indo embora, o macho corre à sua frente, congela no lugar, olha fixamente na direção para onde ela estava indo e emite um alto urro. Geralmente, esse urro significa que um leão ou guepardo foi avistado – mas, neste caso, o macho está fingindo.
Ele não olha para a fêmea.
 
 
Ele assume uma postura rígida, 
exatamente como se houvesse
um predador ali"
 
Jakob Bro-Jorgensen, pesquisador
 
“Ele não olha para a fêmea. Ele assume uma postura rígida, exatamente como se houvesse um predador ali”, diz Jakob Bro-Jorgensen, pesquisador da Universidade de Liverpool, que coordenou o estudo. Ele estudou o comportamento de centenas de antílopes na Reserva Nacional Masai Mara, no Quênia.

Embora cientistas tenham observado machos enganando outros machos para ganhar acesso às fêmeas, esta foi a primeira descoberta de um macho ludibriando sua própria parceira sexual, disse Bro-Jorgensen. Ouvindo o urro, a fêmea geralmente recua para o território do macho, onde ele tentará acasalar-se com ela no mesmo instante.

Fonte: G1

Nota do Blog: Será que esse estudo também vale para a raça humana? ou llgumas coisas parecem  mera semelhança?

Nenhum comentário: