sábado, 3 de abril de 2010

Comuniddades rurais criticam Secretaria de Educação de Apodi

Apesar de se tratar da gestão de uma “professora”, a prefeita Goreti tem deixado muito a desejar no requisito Educação.

As escolas do município mais parece casarões abandonados, sem um mínimo de condições de funcionamento de uma escola. Cadeiras depredadas, sem funcionários e entre outras causas.

Essa problemática vem causando um forte desconforto entre a comunidade de Bamburral e a secretaria de Educação, na pessoa de Mara Marisete.

A escola Municipal Felix Eufrásio, na Comunidade de Bamburral, hoje conta com um problema gravíssimo: A pré-escola e a Escola funcionando na mesma sala, o que soma trinta alunos de 2 a 12 anos de idade num mesmo ambiente educacional.

A turma da Professora Toinha funcionava no turno vespertino com alunos de 1ª a 5ª serie, o que já é um problema, as mesmas series na mesma sala, com um único quadro negro e com uma única professora, o que sem sombra de duvida prejudicará futuramente essas crianças, que não tem uma educação de qualidade. Já a turma da Professora Iolanda, funcionava pela manhã com crianças da pré-escola, ou a creche, como é mais conhecido.

Agora o problema aumentou significativamente, por falta de merendeira, a Professora Toinha, resolveu colocar seus 15 alunos no turno matutino, confrontando com os 15 alunos da creche que funciona no mesmo prédio pela manhã, somando assim 30 alunos na mesa sala de aula, e o que é pior, alunos de variados níveis de aprendizagem.

Como é possível um aluno de 5ª serie se concentrar numa sala onde mais de 15 crianças da pré-escola fazem aquela algazarra toda. Imagine como estará a mente desse aluno, e como uma criança que está iniciando sua vida escolar irá se adaptar a uma sala já composta de outras pessoas, aprendendo outras coisas.

Há rumores que a prefeitura irá fechar a creche, tentamos o contato com subsecretaria Aparecida, mais não obtivemos êxito, os pais das crianças estão revoltados com a noticia.

A culpa, não sabemos se é da “professora” Mara, ou se é da “professora” Goreti. O fato é que a educação está em ultimo lugar neste municipio.

O que eu sei, é que se não for priorizado a educação como eixo central do Desenvolvimento, Apodi estará sentenciado a viver sobre gestão de pessoas desqualificadas diplomaticamente.

É bom lembrar, que as fardas doadas pela prefeitura não irão substituir a educação de qualidade que está sendo perdida, que a merenda não será suficiente para garantir a concentração de um aluno que não tem uma infra-estrutura de bom cômodo, e que propagandas em radio, jornal e TV não garante de nenhuma forma que alunos de 0ª a 5ª series estejam preparados o suficiente para enfrentar o mundo, para serem bons cidadãos e para seguirem um caminho de responsabilidade social.

Se Apodi não traçar uma boa Política Educacional, a tendência é fechar muitas escolas, é termos pessoas com frustrações futuras por não terem uma educação contextualizada, de caráter preparativo, estruturante, e formativo.

Segunda feira dia 05 de abril, está marcado uma reunião com os pais dos alunos em Bamburral, nós do Marmota Estaremos lá.

Jerlandio Moreira para o Mamrota Apodiense.

Um comentário:

Anônimo disse...

Com a Prefeita que tem o Apodi,tem tudo para faltar tudo em Apodi. O descaso, a falta de compromisso para com o município é tão acentuado que não tem referencial. Essa Câmara tem que cassar o mandato dessa Prefeita,urgentemente.Quanto mais demorar pior vaificar.