sábado, 9 de janeiro de 2010

EU CIDADÃ. TU CIDADÃO

Sabe, sempre gostei da expressão aristotélica a qual afirma que “o homem é um animal político”. Gostaria de saber até que ponto podemos compreender essa frase, especialmente na vida pública de nossa cidade, ou seria vida política? Pois ao que parece tudo esta voltado para a política, não a pública, mas sim a partidária. E aqui estou eu, metendo o meu bedelho onde sou chamada, pois a política faz parte da minha e também da sua vida, quer queira quer não, somos “animal político” (Zoom politikon), e pelo visto a política cabe a todos nós, e não somente a um grupo de pessoas. E acredite: Política não deve ser relacionada com ações de corrupção apenas, mas com consciência social.
Citando mais uma vez o nobre filósofo Aristóteles, ele diz:

"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam a algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a).
É plausivel percebermos nas palavras cima citadas que a politica visa a uma ação capaz de assegurar a vida feliz para a comunidade. Para tanto, tratar a respeito da politica delega ética (RESPEITO) com o que fala e para quem se fala.
É de grande importancia a forma como os blogueiros, os radialistas, os criticos os internautas tratam as questões politicas de nosso municipio, todavia vale salientar que a politica é muito mais que um corpo administrativo, ela é primeiro o nosso interesse comum, interesse esse que visa o bem, a coletividade, a moralidade e a justiça; depois ela é o campo administrativo que cuida para que o bem da coletividade seja assegurado.Então não podemos somente acusarmos o campo administrativo, sem que antes venhamos a refletir sobre nós mesmos como ser politico, pois antes que a politica exista de fato, existe o homem cidadão. Todavia é relevante cobrar do homem público o bem da coletividade, uma boa admistração do que é da comunidade. E mais importante ainda, é que o cidadão deve ser informado, ativo, exigente e participe ativamente na construção da sociedade. Mas não será somente através da critica e sim da participação enquanto cidadão. E lembre-se que a critica só é boa quando construtiva, assim como a política só será boa quando nós passarmos a reconhecer que a sociedade é nossa e que temos o dever de construí-la e não desmoralizá-la através de nossa critica à administração. Se o governo não é bom, você poderá mudá-lo, pois já dizia Karl Marx que nós trabalhadores nada temos a perder com a nossa luta comunista (no sentido do que é comum a todos) a não ser a corrente que nos prende. Se quisermos uma sociedade justa e igualitária e bem admistrada, ele nos diz: uni-vos!
O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz....

ELIELMA SOUSA

Nenhum comentário: