sábado, 26 de dezembro de 2009

2010 – Ano Internacional da Biodiversidade

Em 20 de dezembro de 2006, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade (resolução 61/203). A Assembléia designou o secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica [Convention on Biological Diversity] como ponto focal para o Ano e convidou-o a cooperar com as outras agências do Sistema das Nações Unidas, com acordos multilaterais ambientais, com organizações internacionais e outros atores, visando chamar maior atenção internacional para a perda contínua da biodiversidade.

A Assembléia Geral encorajou os Estados Membros e outros atores a tirar vantagem do Ano para aumentar a conscientização da importância da biodiversidade por meio de ações promocionais a níveis local, regional e internacional. Convidou também os Estados Membros a considerar o estabelecimentos de comissões nacionais para o Ano. Além disso, convidou Estados Membros e outras organizações internacionais relevantes a apoiarem atividades a serem organizadas por países em desenvolvimento, especialmente países menos desenvolvidos.

FAÇA A SUA PARTE EM 2010:


Temos muito o que fazer, a começar por atitudes concretas e enérgicas de preservação das áreas naturais ainda existentes. Como? Através de ações individuais e coletivas como:

- prisão em flagrante de infratores da legislação ambiental;
- exigir das autoridades competentes medidas urgentes de preservação sob pena de se ver processada por prevaricação;
- criação de reservas florestais;
- ajuizar ações populares ou civis quando couberem para que se possa cessar ato danoso ao meio ambiente;
- exigir das empresas melhor qualidade ambiental em seus produtos;
- exercer a cidadania ambiental com atitudes condizentes com os objetivos preservacionistas etc.

Paralelamente devemos desenvolver a educação ambiental, aliás obrigatória atualmente em nosso país em todos os níveis de ensino, conforme a Lei 9.795, de 27.4.99.

                                                                                                    visite: http://www.brasilia.unesco.org/

Nenhum comentário: