quinta-feira, 20 de agosto de 2009

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL


APODI É REFERENCIA DE ORAGNIZAÇÃO DE JUVENTUDE NO TERRITORIO SERTÃO DO APODI.



Nos dias 17 e 18 de agosto, o município de Apodi foi sede da I Oficina de Juventude e Desenvolvimento Territorial, realizada pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) em parceria com a Escola Quilombo dos Palmares de Recife. (ver postagens antigas)

O município de Apodi foi por várias vezes referência durante a Oficina, devido justamente ser o único município a ter uma rede que discute juventudes, o Fórum Municipal de Juventude que é a Rede de Entidades e Movimentos Juvenis de Apodi.

O “Fórum de Juventude” tem o objetivo de constituir uma rede voltada à promoção do intercâmbio de informações, debates e reflexões acerca de temas relacionados à juventude no município, buscando sempre discutir e intervir na formulação, em âmbito local, estadual e nacional, das políticas públicas de juventude bem como informar e mobilizar os jovens para que participem do intenso debate político que se dá em todo o Brasil.

Um forte debate foi iniciado no seio da juventude territorial do Sertão do Apodi, a necessidade de estar levando aos outros 16 municípios a experiência do Fórum de Juventude do município de Apodi.

Muitos municípios já se prontificaram a iniciar o projeto das redes municipais, sempre buscando Apodi como base das fundamentações e intercâmbios de aprofundamento.

As cidades de Caraúbas, Janduís, Umarizal, Felipe Guerra, Upanema e Campo Grande, já marcaram datas para iniciar os processos de discussão com a juventude. O FMJ de Apodi foi convidado a ser o Articulador Territorial da Rede, que irá surgir após a fundamentação dos Fóruns Municipais de Juventude no Território.

Como meta, espera-se após o mês de setembro ser firmada o Fórum Territorial de Juventude, a Rede de Organizações e Movimentos Juvenis do Território Sertão do Apodi, que abrangera as 17 cidades do Território, tendo como articulador o FMJ do Apodi.

A discussão de implantação do Fórum Territorial de Juventude será realizada no próximo dia 28 de agosto na cidade de Mossoró, com os 40 articuladores representantes das 17 cidades do Território, e ainda com representantes do PDHC e o CEATICA que apóiam à discussão de implantação da Rede no Território.

"O Fórum Territorial da Juventude pretende ser um movimento construído coletivamente pelos representantes da sociedade civil organizada em diversas entidades estudantis, religiosos, sociais, ambientais, sindicais e culturais das 17 cidades que compõe o Território da Cidadania do Sertão do Apodi, que se propõe a resgatar a identidade, o modo de vida e os valores da classe juvenil que aparecem com diferentes rostos, nas diversas populações e regiões do Sertão do Apodi e no Brasil" – Afirma o Coordenador do FMJ Apodi, Jerlândio Moreira.

Conheça as propostas do Território da Cidadania do Sertão do Apodi clicando aqui.


Redação Marmota News.

Nenhum comentário: