segunda-feira, 13 de julho de 2009

INSEGURANÇA PUBLICA - APODI

Predio onde funcionava, ou melhor, onde estava colocado os computadores do Telecentro

Antigo Tele-centro de Santa Rosa I

“Não há meio termo quando se trata de segurança pública: ou se tem ou não. A realidade demonstra que a atividade de defesa social a cargo do Estado (União, Estados e Municípios) é ineficaz e a qualidade dos serviços prestados por suas instituições deixa a desejar. Há um consenso de que algo urgente precisa ser feito, mas ninguém se entende quanto ao que fazer. A mudança que se faz necessária passa por alteração constitucional, pela revisão de privilégios, pela quebra de tabus e enfrentamento de algumas corporações que se julgam acima da sociedade. As instituições são importantes e devem ser preservadas, mas a paz social é essencial. Nesse caso, diz o bom senso, o primeiro passo é identificar por que chegamos a esse ponto”.

Esse trecho acima foi retirado do sitio do Fórum Brasileiro de Segurança Publica (confira clicando aqui), e nos leva a uma desastrosa e estrondosa realidade social. É comum que os cidadãos se amedrontem diante de uma sociedade totalmente desequilibrada, com uma má distribuição de riquezas e acima de tudo, racista e inconsciente.

As coisas vêm piorando a cada dia mais, em nosso município não se soma mais as quantidades de furtos em residências, assaltos, arrombamentos e uma serie de crimes dessa natureza.

Embora recentemente tenhamos discutido essa problemática na Conferencia Municipal de Segurança Publica aqui em Apodi.

Recentemente noticiamos aqui neste espaço, a problemática situação da Comunidade de Queimadas e Bamburral que tiveram registros de furtos noturnos nas casas e nos equipamentos agrícolas dos moradores, digo, motores de irrigação. Agora fomos noticiados que a comunidade de Santa Rosa I, também foi vítima do descaso do poder publico municipal e estadual.

A comunidade foi surpreendida na semana passada, quando se depararam com o roubo dos quatro computadores do Tele-centro, projeto do Governo Federal em parceria com a prefeitura local.

Os computadores que há quase oito meses estão parados na comunidade por falta de incentivos foram roubados na semana passada, a informação é que até as cadeiras foram levadas pelo meliante, só restou um único computador que estava no concerto.

Assim como a comunidade de Santa Rosa I, existem também outras comunidades que dispõe do mesmo projeto e da mesma problemática, desde dezembro de 2008 os computadores foram instalados e até agora não foram utilizados pelos moradores das 10 comunidades rurais onde estão implantados.

As associações reclamam do descaso do poder publico do município de Apodi em relação à segurança nas comunidades, reclamam pelo não funcionamento do tele-centro.

Os moradores temem que aconteça o mesmo que aconteceu com a comunidade de Santa Rosa ou que os computadores venham a ser danificados por conta do não uso e de estarem expostos à poeira e ao abandono de vistorias.

Em blogagens futuras exploraremos aqui o descaso dos 10 tele-centros que não funcionam, aguardem.

Edição: Jerlândio Moreira

Nenhum comentário: