Aconteceu na manha do ultimo sábado na comunidade de Queimadas localizada a 22 km da sede do municipi de apodi A MANHÃ DE CAMPO SOBRE PLANTIO DIRETO, através do projeto que está sendo desenvolvido na comunidade, dentre outras na região, em parceria com a UFERSA, Banco do Nordeste, EMATER, Prefeitura de Mossoró e IFET – Ipanguaçu.
São unidades que foram e estão sendo instaladas de divulgação dessa importante tecnologia de manejo sustentável do solo, dente outras vantagens que proporcionam o plantio direto.
Na manhã foi apresentados vários implementos como a plantadeira à tração animal (ver foto) utilizada no plantio direto, dentre outros implementos de apoio à agricultura familiar.
Também foi discutido como manejar as plantas daninhas, em especial a planta temida pelos agricultores daquela região o temeroso TIRIRICA (A tiririca, uma das principais plantas daninhas, possui um conjunto de bulbos, rizomas e tubérculos subterrâneos, interligados em forma de corrente, de onde surgem as folhas e as hastes florais. Os tubérculos são produzidos nos rizomas e, quando brotam, uma ou mais gemas começam a crescer, produzindo novas plantas com mais tubérculos, garantindo a reprodução e a disseminação da tiririca. A maior parte dos tubérculos (80%) é formada nos primeiros 20 centímetros de profundidade do solo e pode ficar dormente por longos períodos de tempo, sendo que quanto maior for à profundidade em que estiverem os tubérculos, maior será o seu tempo de sobrevivência no solo. # OCORRÊNCIA A tiririca está presente no mundo todo, principalmente em países tropicais e subtropicais, onde encontra condições ideais para o seu desenvolvimento).
Veja as fotos abaixo:

Apresentação do Projeto aos participantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário