sexta-feira, 6 de março de 2009

APODI EM ALERTA!!!

foto K E R O A G U A



Os alertas já foram apresentados.


O inverno deste ano, tem todas as características para superar os estragos registrados em 2008.Para se ter uma idéia do que estou falando, estamos iniciando o mês de março e a barragem de Santa Cruz já se aproxima de sua capacidade máxima.


Faltam apernas 95 centímetros para que o limite máximo de armazenagem seja alcançado. O limite foi obtido na tarde de ontem.


Na cabeceira do rio Apodi/Mossoró já sangram açudes importantes como o do Encanto e Riacho da Cruz, que mandam seus excessos para o interior do reservatório.


Com o registro de fortes chuvas na região, é possível que a barragem alcance o seu limite máximo nos próximos dias. E o inverno está apenas começando.


Pelo andar da carruagem, será necessário bem mais do que reuniões para amenizar o quadro que se aproxima. É melhor agir antes da consolidação do quadro tenebroso que se forma.



Volto.



FONTE:http://giropeloestado.blogspot.com/


Nota do Blog:

A prefeita Gorete, já está traçando uma política de preparação, caso a sangria da Barragem venha a por em riscos algumas regiões do município, já está montada uma equipe e capacitada para compor a defesa civil do município, o que garantirá mais segurança e agilidade nas atividades de atendimento as famílias prejudicadas. (assessoria de comunicação)


O pior de tudo é que as famílias correm o risco de ficarem ilhadas por mais uma vez, visto que nenhuma ponte foi feita no decorrer de um ano no leito dos rios, outro grande problema que preocupa a população rural é a ponte da Sororoca, que está apenas remendada e que na primeira água do rio Umari com certeza as cabeceiras da ponte não vão resistir, visto que são feitas apenas de barro.


Se isso acontecer, as comunidades rurais estão por mais uma vez ilhadas, restando apenas recorrer ao município de Caraúbas para qualquer atividade que seja.


No ano passado, houve muita negligência por parte dos governos, famílias ficaram totalmente ilhadas e incapazes de sobreviver devido às enchentes ter destruído toda a casa, hoje essas famílias estão cada vez mais preocupadas, temem ser esquecidas mais uma vez.


As famílias que ainda não receberam um centavo de indenização pelas percas, lamentam o possível prejuízo de mais um inverno. Segundo levantamento feito pelo STR de Apodi, o prejuízo foi de quase R$ 2.000.000.00, (dois milhões só de PRONAF), para agricultura familiar no município de Apodi. Sem contar as percas incalculáveis que tiveram os agricultores.


Cercas, poços, casas, motores, materiais de irrigação, animais e muitos outros itens que os agricultores perderam não puderam ainda ser recuperados, uns conseguiram se levantar depois da queda, outros ainda trabalham para recompor o prejuízo, mas as noticias não são tão animadoras, visto que o inverno parece ser maior ou igual ao do ano passado.


Esperamos que de fato a Prefeita Gorete, tenha traçado uma política de prevenção que amenize o sofrimento das famílias que perderam quase tudo, para que não venham a sofrer além das percas o desprezo por parte da Prefeitura.


Assim esperamos.


jerlandio_marmota

Nenhum comentário: