quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

É JUMENTO, ASNO, JEGUE, BURRO, MAS É ATOMICO...


Quero antes de mais nada, pedir desculpas aos jumentos atomicos pela Marmota estar se entrometendo na vida dos equinos... é que essa informação é muito importante. Confira.





Qual é a diferença entre jumento, jegue, burro e asno?



Jumento, asno e jegue são sinônimos para o mesmo animal, da espécie Equus asinus. Segundo Alexandre Gobesso, professor de produção de eqüinos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, jegue é uma adaptação de Jack, uma das palavras para asno em inglês. Na 2ª Guerra Mundial, os oficiais das bases americanas montadas no Nordeste chamavam os bichos por esse nome, explica. E os brasileiros traduziram como jegue. Já o burro e sua fêmea, a mula, são animais híbridos, ou seja, resultantes do cruzamento entre animais com número de cromossomos diferentes, o jumento e a égua, por isso, estéreis. Há ainda outra variação, o bardoto, produto da cópula entre um cavalo e uma jumenta.


Você sabia que o Jumento Pode Ser Um Bom Guarda!


Pois é.

Se você cria caprinos ou ovinos, o jumento é um exelente guarda de rebanho contra ataque de cães, mas tenha cuidado, pois, o jumento somente guardará o rebanho se estiver só.

Não ponha dois jumentos juntos guardando o rebanho, porque o jumento fará companhia ao outro e esquecerá do rebanho. Se quiser testar para saber se funciona, ponha um jumento num cercado pequeno com um cachorro dentro. Providencie uma saída de emergência para o cachorro, finalmente isto é só um teste, e veja o espetaculo que o jumentinho lhe proporcionará.

Leite de Jumenta Para Cleópatra

O leite de jumenta foi produto importante na região de Toulouse, durante a segunda metade do século 19, pois os médicos o recomendavam como remédio contra certas doenças venéreas, embora saiba-se hoje que ele é apenas um bom fortificante. Muito antes dos médicos franceses, os egípcios já valorizavam o leite de jumenta, considerado um cosmético natural, muito usado, por sinal, pela rainha Cleópatra, que hidratava sua pele em famosos banhos de leite de jumenta. (L.R.S.Q.)

extraído de matéria de 11 de março de 1998
do jornal O Estado de São Pau


É isso ai, vale lembar que esses animais estão sendo agredidos, seus nomes etão sendo empregados às pessoas com pouquissimas inteligência, o que eu acho uma ofensa aos pobres animais.
Cuidado, esses animais tem direitos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos dos Animais, Proclamada pela UNESCO em Bruxelas, capital da Bélgica, em 27 de janeiro de 1978. confira clicando aqui.
Por tanto, lembre-se, antes de agredir os pobres animais lhes pondo caracteristicas a que não lhe são comuns, pense nessas informações.




Jerlandio_marmota

Nenhum comentário: