terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

[leia] "Gato" em adutora do médio oeste furtou mais de 500 mil litros de água, diz Caern.


Como se já não bastasse a falta de água para a região do Médio Oeste devido a longa estiagem que assola o nordeste, a companhia de águas e esgotos - CAERN, empresa prestadora do serviço de abastecimento de água no Rio Grande do Norte detectou um "gato" nos canos, que desviava a água para uma propriedade privada. Um furto tanto quanto inovador em nossa região.

Segundo informações divulgadas pela empresa, o engate clandestino desviava água para uma propriedade privada localizada às margens da RN - 233, com a finalidade de fazer irrigação de plantio. Após um vistoria feita pela Regional da CAERN de Assu com o apoio do Ministério Público de Campo Grande e da Polícia Civil local, o crime foi identificado e o dono foi multado e responderá criminalmente.

Pois é, roubar é crime, que a justiça seja feita!!


IRREGULARIDADE 

 A água da adutora é um produto destinado ao abastecimento público e não individual. Além disto, a água é tratada e tem como objetivo do abastecimento humano e jamais a irrigação. Retirar água da adutora a qualquer momento é irregularidade. Mas no período de seca é ainda mais grave por não considerar a necessidade de muitas pessoas que ficam ainda mais dependentes do produto transportado pela adutora. 

Em um período como o atual, em que as cidades abastecidas pela adutora Médio Oeste encontram-se em racionamento, furto de água dificulta a chegada de água aos municípios. Devido ao rebaixamento da captação da Médio Oeste na cidade de Jucurutu, as cidades de Messias Targino, Janduís, Campo Grande, Paraú e Triunfo Potiguar estão em racionamento de água, com a chegada do produto dia sim, dia não.

O racionamento é uma medida preventiva para evitar o colapso da área de captação. A adutora Médio Oeste foi fiscalizada no trecho entre Triunfo Potiguar e Paraú. Não foram encontradas outras irregularidades. Em novembro do ano passado, a Caern fez fiscalização neste trecho e encontrou outras três retiradas irregulares de água, mas não foi constatada reincidência desta vez. 

Informações: Site da Caern

Nenhum comentário: